Computação e Mercado
COMPUTEC busca ampliar a interação da computação com o mercado e a sociedade
O Seminário de Computação e Mercado (COMPUTEC 2021) será realizado nos dias 22 e 23 de julho e tem como objetivo ampliar a interação da computação com o mercado e a sociedade. Durante os dois dias serão apresentados painéis e palestras que abordarão a interação universidade-empresa, inovação tecnológica, pesquisa aplicada, oportunidades, desafios e programas governamentais na área de inovação.
O COMPUTEC integra a programação do 41º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021) e é coordenado pelos professores, Alexandre Moraes Ramos (UFSC) e Michelle Wangham (UNIVALI). O evento é voltado para participantes das áreas acadêmicas (docentes, pesquisadores e estudantes), empresariais e governamentais.
O primeiro dia da programação, 22 de julho, terá apresentação do “Selo de Inovação SBC”, com Rossana Andrade (UFC) e Priscila Solis (UNB). No mesmo dia, o painel “Os Habitats de inovação como vetor de Transformação Digital” fará uma reflexão sobre qual o papel dos espaços de inovação em um novo cenário de consolidação do ambiente virtual. Os painelistas serão Gabriel Sant’Ana Palma Santos, Jean Vogel e Tony Chierighini. Gabriel Sant’Ana Palma Santos é diretor executivo da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Graduado em Relações Internacionais pela UNIVALI, é doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento e mestre em Direito e Relações Internacionais, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Jean Vogel é diretor do Ágora Tech Park e presidente da Câmara de Smart Cities da Federação das Indústrias do Estado de SC (FIESC). Formado em Gestão de Tecnologia da Informação, atuou como diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação junto a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS), na qual foi responsável pela implantação da Rede Catarinense de Centros de Inovação e pelo lançamento do movimento Pacto pela Inovação. Tony Chierighini é diretor Executivo da Incubadora CELTA, da Fundação CERTI, e diretor de operações da CVentures Empreendimentos Inovadores e Participações S.A. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), tem incentivado fortemente a inovação na gestão de incubadoras desde 1991, quando conduziu o primeiro curso sobre gestão e implantação de incubadoras no Brasil e em países da América do Sul. O painel terá como moderador o secretário de inovação da UFSC, Alexandre Moraes Ramos.
Ainda no dia 22 de julho terá a palestra “Desvendando os segredos de MLOps”, com o head de Big Data & Analytics da americanas s.a., Tiago Andrade apresentará como a empresa brasileira se preparou para escalar o uso de Machine Learning entre os times de tecnologia e negócios. Tiago tem experiência liderando o desenvolvimento de produtos e equipes de dados e, atualmente, lidera o desenvolvimento da plataforma de Big Data e Analytics com foco nas necessidades dos clientes, permitindo uma abordagem escalável de IA. Nesse mesmo dia, a empresa Loggi, uma “empresa unicórnio brasileira”, realizará a a palestra “Rumo a um ecossistema na cadeia logística”, apresentada por José Carlos Maldonado, atual coordenador da relação com a Academia da Loggi e Professor Sênior no ICMC-USP. Maldonado abordará a integração de academia e indústria para soluções inovadoras na indústria da logística com sustentabilidade, economia, agilidade e confiabilidade. O dia encerra com um bate papo com Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio que são os organizadores do Livro “Ponte para Inovação: como criar um ecossistema empreendedor”.
No dia 23 de julho a programação possui diversos painéis, palestras e casos de sucesso.. Haverá a palestra do CEO do Jusbrasil, Rafael Costa. A palestra “Startups, investimento e inovação: como participar deste ecossistema” será conduzida pela diretora executiva da Anjos do Brasil, fundadora da MIA (Mulheres Investidoras Anjo) e conselheira de organizações ligadas ao ecossistema empreendedor, Maria Rita Spina Bueno (Anjos do Brasil) e pela co-fundadora do Movimento Cunhantã Digital, conselheira titular do CGI.br e pró-reitora de inovação tecnólogica da UFAM, Tanara Lauschner (UFAM).
A palestra “Iniciativas de Inovação Digital do MCTI” será apresentada por José Gustavo Sampaio Gontijo que atualmente é diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação – SEMPI do MCTI.
O painel “Meios de Pagamento: tendências, desafios e o que muda com a chegada do Open Finance” possui como painelistas Felipe Souza (Itaú), Kauê Oliveira (Itaú), Paulo Feitosa (Itaú) abordando dois temas que são prioridade na transformação digital do mercado financeiro: Meios de Pagamento e Open Finance, este painel tem como moderador Bruno Fernandes (Itaú). Felipe Souza é responsável pelo time de engenharia de mobile e web de cartões do banco. Kauê Oliveira é responsável pela área de tecnologia, meios de pagamentos e cartões de crédito das parcerias varejistas do Itaú. Paulo Feitosa é responsável por um dos times de backend de engenharia de sistemas de autorização e wallets do banco.
As inscrições para o COMPUTEC podem ser feitas pelo website sbc.org.br/csbc2021.
Sobre o CSBC 2021 – O COMPUTEC 2021 integra a programação da 41ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021) que, em 2021 será realizado de 18 a 23 de julho, com o tema “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a complexidade e as incertezas do mundo contemporâneo”. A realização do Congresso é da SBC e a coordenação, em âmbito nacional, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) . A coordenação geral é conduzida pelos professores e pesquisadores Frank Siqueira (UFSC) e Michelle Wangham (UNIVALI).
O CSBC é o principal evento científico da área da computação no país. Debaterá, nesta edição, inovações tecnológicas e os impactos socioambiental, econômico, ético e cultural que resultam da adoção de soluções computacionais nas organizações e na sociedade.
Os patrocinadores são NIC.br/CGI.br, Google, Jusbrasil, Loggi, Itaú, americanas s.a., Segware e Méliuz. O evento tem apoio institucional da ACATE, UDESC, IFSC, FURB, Floripa Convention & Visitors Bureau, Prefeitura de Florianópolis e SANTUR.