Veja os destaques da programação do WEI


Computação no Brasil: WEI 2021 discute educação, políticas e diretrizes

A Computação é um dos pilares para avanços em importantes áreas do conhecimento humano, como a tecnologia e a pesquisa científica. É vista como uma habilidade essencial para o cidadão do século 21 e, debater o ensino e aprendizagem da Computação no Brasil, é a missão do 29° Workshop sobre Educação em Computação (WEI), que será realizado de 20 a 23 de julho dentro da programação do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021).

A Computação é disciplina cada vez mais importante nos diversos cursos de graduação e no exercício das profissões, tanto que o Ministério da Educação incluiu, em 2018, o ensino de computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste contexto, o WEI destaca-se como um conceituado fórum de discussão de políticas e diretrizes para os cursos da área da Computação.

Alinhado ao CSBC 2021, o tema principal do WEI 2021 é “Inovação e Transformação Digital na educação”. Em 2021, está prevista para o evento uma extensa programação de painéis, palestras e grupos de trabalho, que discutirão experiências e tendências em educação em computação no contexto nacional e internacional. A coordenação geral do evento é de Tayana Conte (UFAM) e a coordenação local de Jean Hauck (UFSC).


O evento é voltado para coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas de educação básica, professores, alunos de licenciaturas, bem como profissionais da indústria interessados em discutir suas experiências e necessidades para promover a melhoria da educação e da capacitação em computação.

O WEI 2021 apresentará sessões técnicas com trabalhos nas categorias Artigos de Pesquisa, Artigos com Relatos de Experiências e Artigos com Indicação de Tendências (position papers). Os trabalhos foram submetidos por estudantes, professores e pesquisadores em Educação em Computação, apresentando os resultados das suas pesquisas sobre o ensino-aprendizagem na área.


Programação – No dia 20 de julho, a programação de sessões técnicas é intensa com diversas temáticas; Ensino Remoto Emergencial, Ensino de Temas em Computação, Projetos Pedagógicos em Computação, Computação na Educação Básica, Projetos de Extensão e  Ensino e  Aprendizagem de Programação.

Em 21 de julho, ocorrerá o  painel sobre Educação Básica, seguido por sessões técnicas e grupos de trabalho que reúnem professores e pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. As atividades abordarão os temas Relatos de Experiências, Pensamento Computacional, e Ensino de Temas em Engenharia de Software. Além disso, ocorre o encontro do Grupo de Trabalho de Licenciatura em Computação.

No dia 22 de julho, destaque na programação para o painel “Abrindo a Caixa de Pandora do ensino remoto”, com participação de Paulo Lopes Sergio de Souza, Roberto Pereira e Taciana Pontual Falcão, com a moderação do professor da UFAM Leandro Silva Galvão de Carvalho. Paulo de Souza é pós-doutor pela University of Southampton e membro da SBC. Atua desde 2005 como professor no Departamento de Sistema de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). Professor-adjunto do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Roberto Pereira é pós-doutor pelo Instituto de Computação/UNICAMP e editor-chefe das revistas SBC Horizontes Magazine e da SBC Journal on Interactive Systems (JIS). Taciana Pontual Falcão é pós-doutora pela Universidade McGill (Canadá) e atua como professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) nas áreas de Tecnologia e Gestão em Educação à Distância e Informática Aplicada.

As sessões técnicas continuam pela tarde com os temas Computação no Ensino Básico e em outros cursos; Pensamento Computacional; Ética, Filosofia e Pesquisa com Alunos de Graduação. Também ocorre neste dia o painel “Regulamentação da profissão, diplomas e certificações da SBC”

O dia 23 de julho inicia com o painel “Evasão e retenção em cursos de computação”, moderado pelo professor e pesquisador da UFSC Jean Hauck, com participação de Itana Maria Gimenes, Maristela Holanda, Rodrigo Silva Duran e Sílvia Amélia Bim. Itana Maria Gimenes é professora titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pesquisadora pós-doutora na área da educação de Ciência da Computação. Pós-doutora em Análise de Dados Educacionais, Maristela Holanda é professora da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Ciência da Computação, Rodrigo Silva Duran atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Sílvia Amélia Bim atua como professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR) e tem doutorado em Ciências – Informática.

Ainda neste dia, haverá sessões técnicas com os temas Evasão e Análise de Egressos e Ensino e Aprendizagem de Programação. A programação completa do WEI 2021 está disponível em http://sbc.org.br/csbc2021/wei.

Sobre o CSBC 2021 – O WEI 2021 integra a programação da 41ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021) que, em 2021, aborda o tema “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a complexidade e as incertezas do mundo contemporâneo”.

O CSBC é o principal evento científico da área da computação no país. Na programação constam 25 eventos paralelos – palestras, debates, cursos, concursos, apresentações de trabalhos científicos e reuniões. Debaterá inovações tecnológicas e os impactos socioambiental, econômico, ético e cultural que resultam da adoção de soluções computacionais nas organizações e na sociedade.

A realização do Congresso é da SBC e a coordenação, em âmbito nacional, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). A coordenação geral é conduzida pelos professores e pesquisadores Frank Siqueira (UFSC) e Michelle Wangham (UNIVALI).

O evento tem patrocínio de NIC.br/CGI.br, Google, Jusbrasil, Itaú, americanas s.a., Loggi, Segware e Méliuz e conta com o apoio institucional de UDESC, IFSC, FURB, ACATE,  Floripa Convention & Visitors Bureau, Prefeitura de Florianópolis e SANTUR.