Participe da Escola de Inverno!


Escola de Inverno do CSBC 2021 terá Linha de Varredura, Grafos, Programação Dinâmica e bate-papo especial

A Escola de Inverno é evento paralelo do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021) com propósito de preparar estudantes de graduação para competirem na Maratona de Programação da SBC, que acontece todos os anos em diferentes etapas. Times com estudantes de todo o Brasil competem na Maratona e os melhores são selecionados para participar das finais mundiais do International Collegiate Programming Contest.

O objetivo é que os participantes da Maratona desenvolvam habilidades de programação, com atividades nos dias 20 e 21 de julho. No CSBC 2021, com toda a programação em formato online, a Escola terá aulas e exercícios com três professores especialistas em Linha de Varredura, Grafos e Programação Dinâmica. Também um bate-papo sobre os desafios tecnológicos com o diretor da empresa americanas s.a. 

As atividades iniciam no dia 20 de julho com o tema “Linha de Varredura”. A programação será mediada pela professora, Giovanna Kobus Conrado. Ela iniciou seus estudos na Universidade de São Paulo em 2017 e participou do programa de treinamento para a Maratona de Programação da USP. Giovanna é destaque em competições de programação nacionais e internacionais e foi medalhista de ouro na Maratona de Programação em 2019 pela Universidade de São Paulo. Está classificada para a próxima final mundial, com data a definir.

Ainda no dia 20 de julho, outro tema da Maratona será “Grafos”, ministrado por Cristiane Sato, doutora em Combinatória e Otimização (Universidade de Waterloo). Cristiane atua na área de Teoria da Computação, Teoria dos Grafos e Combinatória, foi medalhista de ouro na Maratona de Programação em 2007 pela Universidade de São Paulo e participou da final mundial em 2008. Desde 2013, trabalha na Universidade Federal do ABC atuando em cursos de graduação e pós-graduação. 

“Programação Dinâmica” será o tema do dia 21 de julho, ministrado pelo doutor em Ciência da Computação, Luís Fernando Schultz Xavier da Silveira.  Ele foi medalhista de prata na Maratona de Programação em 2008 e de bronze em 2009 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e participou da final mundial em 2009 e 2010. Atualmente trabalha como consultor na Quantstamp.

Um bate-papo encerrará as atividades da Escola de Inverno no dia 21 de julho, com a participação do diretor executivo da empresa Americanas S.A, Zé Pizani. A proposta é uma atividade descontraída com a turma, sobre os desafios tecnológicos diários da empresa brasileira do segmento de varejo.

Para participar da Escola de Inverno, o estudante deve estar regularmente inscrito no CSBC 2021 e realizar um pré-registro online que deve ser feito pelo site sbc.org.br/csbc2021. A programação completa da Escola de Inverno está no site. A coordenação geral da atividade é de Álvaro Junior Pereira Franco e a coordenação local de Maicon Rafael Zatelli, ambos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e conta com a colaboração dos graduandos Nathalia Amorim (UFABC), Samyra Almeida (UFC), Sofhia de Souza (USP-SC), Edson Hossotani (UFABC) e Wesley Silva (UFABC). 

Sobre o CSBC 2021 – A Escola de Inverno integra a programação da 41ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021) que, em 2021 será realizado de 18 a 23 de julho, com o tema “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a complexidade e as incertezas do mundo contemporâneo. O CSBC é o principal evento científico da área da computação no país. Na programação constam 25 eventos paralelos – palestras, debates, cursos, concursos, apresentações de trabalhos científicos e reuniões. Debaterá inovações tecnológicas e os impactos socioambiental, econômico, ético e cultural que resultam da adoção de soluções computacionais nas organizações e na sociedade. 

 A realização do Congresso é da SBC e a coordenação, em âmbito nacional, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com o apoio da Universidade do Estado de SC (UDESC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e Universidade Regional de Blumenau (FURB). A coordenação geral é conduzida pelos professores e pesquisadores Frank Siqueira (UFSC) e Michelle Wangham (UNIVALI).

O evento tem apoio institucional do Floripa Convention & Visitors Bureau, Prefeitura de Florianópolis e SANTUR. Os patrocinadores são NIC.br/CGI.br, Google, Jusbrasil, Itaú, americanas s.a., Loggi, Segware e Méliuz. 

Informações e Inscrições – Para participar da Escola de Inverno, o estudante deve estar regularmente inscrito no Congresso da SBC e realizar um pré-registro online.

Confira mais informações na página da Escola.