Programação do SEMISH


SEMISH 2021 compartilha experiências internacionais e soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas brasileiras

Um fórum científico com uma série de palestras sobre temas de pesquisa atuais, usualmente associados a Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e a expressivos projetos nacionais e de cooperação internacional multi-institucionais. Esse é o 48º Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH) que acontecerá de 19 a 21 de julho, durante o 41º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021).

O Seminário terá a mesma temática do CSBC 2021: “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a Complexidade e as Incertezas do Mundo Contemporâneo”. A edição deste ano do SEMISH apresentará artigos técnicos com foco nos desafios tecnológicos e de soluções originais que foram desenvolvidas por empresas brasileiras e compartilhadas abertamente com a academia e com a sociedade. As empresas participantes com seus cases são a B2W Digital, Chipus Microeletrônica, Globo.com, Incognia, Jusbrasil, Loggi Tecnologia, Méliuz e UNICO.

A programação do SEMISH inicia no dia 19 de julho com o tema “Filosofia da Tecnologia: Uma experiência docente na pós-graduação da PUC-Rio”. A palestrante será Clarisse Sieckenius de Souza, professora emérita do Departamento de Informática da PUC-RIO, criadora da internacionalmente conhecida Engenharia Semiótica, teoria semiótica para a Interação Humano Computador.  A palestrante é coordenadora do grupo de pesquisas voltado a área, Semiotic Engineering Research Group (SERG).  Neste dia, também serão apresentados os artigos aceitos para o SEMISH, nas áreas de  “Cloud, SDN e Processamento de Alto Desempenho” e “Dispositivo Móvel, Sem Fio e Ubiquidade”, oriundos de universidades e institutos de pesquisa de todo o país.

No dia 20 de julho, o SEMISH abordará a experiência desenvolvida na Universidade de Aveiro, Portugal: Aveiro Tech City Open Lab: launching a city-scale digital open laboratory. A palestrante será Susana Sargento, professora catedrática da Universidade de Aveiro, doutora em Engenharia Eletrotécnica e investigadora sênior no Instituto de Telecomunicações. Foi vencedora do Prêmio da UE para Mulheres Inovadoras 2016 e é diretora do Programa CMU – Portugal. Ainda nesta data, também serão apresentados os artigos aceitos na área de “Sistemas Inteligentes” e “Sistemas Multimídia e Web”.

A programação do SEMISH segue no dia 21 de julho, com a temática Data-Driven Cities: The Final Stretch. O tema será apresentado por Claudio T. Silva, professor de Ciência da Computação e Engenharia e Ciência de Dados na New York University. O palestrante recebeu o Prêmio IEEE Visualization Technical Achievement de 2014 em ”reconhecimento aos avanços seminais na computação geométrica para visualização e por contribuições para o desenvolvimento do sistema de exploração de dados VisTrails”. Neste mesmo dia também serão apresentados os artigos aceitos sobre “Sistemas de Hardware e Software” e de “Sistemas Inteligentes”. 

Os artigos do SEMISH serão disponibilizados no portal de conteúdo da Sociedade Brasileira, a SBC OpenLib, e os melhores trabalhos terão versões estendidas publicadas no Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS). 

A programação das atividades do SEMISH deste ano está sob a coordenação dos professores Altigran Soares da Silva (UFAM) e Eduardo Cerqueira (UFPA), tendo como coordenador local o professor Cesar Albenes Zeferino (UNIVALI).

Sobre o CSBC 2021 – O SEMISH 2021 integra a programação da 41ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021) que, em 2021 será realizado de 18 a 23 de julho, com o tema “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a complexidade e as incertezas do mundo contemporâneo”. A realização do Congresso é da SBC e a coordenação, em âmbito nacional, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). A coordenação geral é conduzida pelos professores e pesquisadores Frank Siqueira (UFSC) e Michelle Wangham (UNIVALI).

O CSBC é o principal evento científico da área da computação no país. Debaterá, nesta edição, inovações tecnológicas e os impactos socioambiental, econômico, ético e cultural que resultam da adoção de soluções computacionais nas organizações e na sociedade. 

O evento tem apoio institucional da ACATE, UDESC, IFSC, FURB, Floripa Convention & Visitors Bureau, Prefeitura de Florianópolis e SANTUR. Os patrocinadores são NIC.br/CGI.br, Google, Jusbrasil, Itaú, americanas s.a., Loggi, Segware e Méliuz.

Acesse a página do SEMISH e confira mais detalhes.