WIT

XV Women in Information Technology – WIT 2021

ATENÇÃO: Prazo para submissão de trabalhos prorrogado para 26/03 16/04!

O Women in Information Technology é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI. Organizado na forma de apresentação de trabalhos, palestras convidadas e painéis, o workshop é centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à área de Computação e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional. O evento ocorrerá durante o CSBC 2021.

O Fórum Meninas Digitais faz parte das atividades do WIT desde 2011 e é uma das ações do Programa Meninas Digitais da SBC. Tal Programa é direcionado às estudantes do ensino fundamental, médio e tecnológico, para que conheçam melhor a área, de forma a motivá-las a seguir carreiras em Computação e TICs. Durante o evento as pessoas multiplicadoras desta proposta aproveitam a oportunidade para discutir projetos e parcerias, de forma a disseminar a iniciativa no território nacional.

Para consolidar os trabalhos em andamento e fomentar o crescimento de projetos parceiros, além de valorizar e registrar as ações e conquistas, o WIT juntamente com o Programa Meninas Digitais realiza a sexta edição da chamada para a submissão de trabalhos com apresentação de propostas, resultados de pesquisa e extensão, estudos de caso e experiências relevantes ao tema que ainda não tenham sido publicadas em outros eventos.

Tópicos de interesse

  • Projeto ou trabalho de extensão
  • Projeto ou trabalho de desenvolvimento
  • Projeto ou estudo de pesquisa
  • Análise de dados educacionais sobre mulheres e computação no ensino fundamental, médio ou superior
  • Análise de dados no mercado de trabalho de computação para mulheres
  • Atração de talentos femininos para a computação no ensino fundamental, médio ou superior
  • Ferramentas e jogos educacionais visando o público feminino
  • Intervenções educacionais e de apoio a mulheres no ensino superior em Computação
  • Letramento digital do público feminino
  • Relato de experiência no ensino fundamental, médio ou superior
  • Relato de experiência no mercado de trabalho

Formato dos Artigos

  • Artigos completos: com no mínimo 8 e no máximo 10 páginas no formato da SBC, incluindo referências e anexos.
  • Artigos resumidos: com no mínimo 4 e no máximo 5 páginas no formato da SBC, incluindo referências e anexos.

Submissão

A submissão em .pdf deve ser feita via versão antiga do JEMS. Os arquivos devem ser anônimos e os trabalhos não devem citar os respectivos nomes dos Projetos e Universidades (revisão às cegas).

Algumas sugestões básicas para tornar seu trabalho anônimo são listadas a seguir:

  • Remova qualquer identificação de autoria no espaço destinado ao nome dos autores <omitido para revisão> e das instituições <instituições dos autores>.
  • Remova as citações de artigos de sua própria autoria ao longo do texto. Se houver necessidade de citação, use o termo <omitido para revisão>.
  • Evite citar uma grande quantidade de trabalhos de sua própria autoria. Atenha-se ao mínimo de trabalhos suficiente para contextualizar a nova contribuição, como se fosse um trabalho escrito por outra pessoa aos olhos do leitor.
  • Evite expressões do tipo “Em trabalhos anteriores, nós […]” seguidas de uma citação explícita de um trabalho de sua autoria ou de seu grupo de pesquisa.
  • Omita a seção de Agradecimentos, se houver.
  • Omita os artigos de sua própria autoria utilizados ao longo do texto, da seção de referências. Não use nem mesmo o <omitido para revisão>, visto que pode dar indícios da autoria pela ordem alfabética.

Recomenda-se que os trabalhos publicados em edições anteriores do WIT sejam conhecidos a fim de posicionar de forma clara a contribuição do artigo submetido no escopo da conferência. Edições anteriores disponíveis em https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/issue/archive 

Para mais informações sobre processo de revisão às cegas recomendamos a leitura de:

Datas Importantes

  • Data limite para submissão dos trabalhos: 12/03 26/03 16/04 – Final!
  • Notificação dos trabalhos aceitos: 30/04 21/05
  • Data limite para envio das versões finais: 14/05 04/06

Apresentação dos trabalhos

Os trabalhos selecionados na categoria resumidos serão apresentados na forma de pôsteres. Os trabalhos selecionados na categoria completos serão apresentados em sessão técnica, com tempo de apresentação seguido de perguntas e respostas.

As organizadoras se reservam o direito de não incluir nos anais aqueles trabalhos que, durante o evento, não forem apresentados. 

Inscrição no CSBC 2021

A inscrição pagante de ao menos uma pessoa autora do artigo é obrigatória para inserção do artigo nos Anais de cada evento. Autores e autoras com mais de um artigo aprovado, em qualquer evento ligado ao CSBC, podem realizar o pagamento de uma única inscrição, acrescida de uma “taxa de publicação extra” por artigo adicional.

Organização

Coordenação Local

Luciana Frigo – UFSC

Coordenação do Fórum Meninas Digitais

Aletéia Araújo – UNB
Luciana Frigo – UFSC

Coordenação Geral do WIT

Fabíola Nakamura – UFAM
Rita Berardi – UTFPR

Coordenação do Comitê de Programa

Isabela Gasparini – UDESC
Luciana Salgado – UFF

Comitê de Programa

  • Adriana Lopes Damian – UFAM
  • Adriano Braga – IF Goiano – Campus Ceres
  • Aleteia Araujo – UNB
  • Aline Mello – Universidade Federal do Pampa
  • Amanda Melo – Universidade Federal do Pampa
  • Ana Carolina Tomé Klock – UFRGS – Federal University of Rio Grande do Sul
  • Ana Marilza Pernas – UFPel
  • Ana Paula Bacelo – PUCRS
  • Ana Paula Couto da Silva – UFMG
  • Andrea Bordin – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Anna Marques – Universidade Federal do Ceará
  • Avanilde Kemczinski – UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças – UFPB
  • Bruna Diirr – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Carla Castanho – Universidade de Brasília
  • Carolina Watanabe – Universidade Federal de Rondônia
  • Catarina Costa – Universidade Federal do Acre
  • Christiane Heemann – UNIVALI
  • Claudia Motta – Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cristiano Maciel – Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Cristina Meinhardt – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Cristina Nunes – PUC-RS
  • Cristina Santos – URI
  • Debora Paiva – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Diana Adamatti – Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Ecivaldo Matos – UFBA – Universidade Federal da Bahia
  • Eliana Almeida – Universidade Federal de Alagoas
  • Eliane Pozzebon – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisandra Aparecida Silva – IFSP
  • Elisângela Dias – UFG – Universidade Federal de Goiás
  • Elloá Guedes – Universidade do Estado do Amazonas
  • Fabíola Guerra Nakamura – Universidade Federal do Amazonas
  • Fabricia Santos – UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Cunha – UNIVALI
  • Fernanda Pires – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Gisele Marinho – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Glenda Botelho – Tocantins Federal University
  • Graziela Tonin – UFFS
  • Idalmis Milián Sardiña – UFRN
  • Isabela Gasparini – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Janaina Gomide – Federal University of Rio de Janeiro
  • Jerusa Marchi – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Josilene Moreira – UFPB
  • Juliana Freitag Borin – Universidade Estadual de Campinas
  • Kalinka Castelo Branco – ICMC – USP
  • Karina Mochetti – UBC
  • Karla Pereira – IComp/UFAM
  • Kecia Ferreira – CEFET-MG
  • Kelly Braghetto – IME/USP
  • Leander Oliveira – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Leticia Leite – UNB
  • Leticia Machado – UFPA
  • Lucia Catabriga – Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luciana Berretta – Universidade Federal de Goiás
  • Luciana Frigo – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciana Martimiano – Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Salgado – UFF
  • Marcela Sávia Picanço Pessoa – Universidade do Estado do Amazonas
  • Maria Augusta Silveira Netto Nunes – Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Augusta Vieira Nelson – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Maria Claudia Boeres – UFES
  • Maria Luiza Campos – UFRJ
  • Mariangela Gomes Setti – UTFPR
  • Marilia Amaral – UTFPR
  • Maristela Holanda, UnB
  • Mayara Yamanoe – UTFPR
  • Márcia Ito – Fatec-SP
  • Mônica Paz – Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura da UFBA
  • Michele Brandão – IFMG
  • Michelle Wangham – Universidade do Vale do Itajaí
  • Milene Silveira – Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul – PUCRS
  • Mirella Moro – Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nahri Moreano – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Tedesco – Centro de Informática – UFPE
  • Patricia Plentz – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Raquel Bravo – UFF (Universidade Federal Fluminense)
  • Raquel S. Cabral – Universidade Federal de Alagoas
  • Regiane Kawasaki – Federal University of Pará
  • Renata Viegas de Figueiredo – Universidade Federal da Paraíba
  • Renata Wassermann – IME-USP
  • Rita Berardi – UTFPR
  • Rosa Maria E. Moreira Costa – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rosiane de FreitasR – IComp/UFAM
  • Silvia Amelia Bim – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Soraia Prietch – Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/ Câmpus de Rondonópolis
  • Tainá Medeiros – IFRN
  • Tanara Lauschner (UFAM)
  • Tatiana Santos – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tatiana Renata Garcia – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thaíse Costa – Universidade Federal da Paraíba
  • Thais Vasconcelos Batista – UFRN
  • Thelma Colanzi – Universidade Estadual de Maringá
  • Valéria Feltrim – Universidade Estadual de Maringá
  • Valéria Reis – UFMS
  • Valguima Odakura – Universidade Federal da Grande Dourados
  • Vivaldo Jose Breternitz – Universidade Presbiteriana Mackenzie