WIT
XV Women in Information Technology – WIT 2021
O Women in Information Technology é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI. Organizado na forma de apresentação de trabalhos, palestras convidadas e painéis, o workshop é centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à área de Computação, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e STEM, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional. O evento ocorrerá durante o CSBC 2021.
O Fórum Meninas Digitais faz parte das atividades do WIT desde 2011 e é uma das ações do Programa Meninas Digitais da SBC. Tal Programa é direcionado às estudantes do ensino fundamental, médio e tecnológico, para que conheçam melhor a área, de forma a motivá-las a seguir carreiras em Computação e TICs. Durante o evento as pessoas multiplicadoras desta proposta aproveitam a oportunidade para discutir projetos e parcerias, de forma a disseminar a iniciativa no território nacional.
Programação
19
Julho
09:00
19
Julho
10:00
19
Julho
10:20
Você tem a sensação que tudo acontece muito rápido e que as coisas mudam o tempo todo? Que as situações estão mais complexas, incertas e não tão claras? Esse é o mundo VUCA (Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous). Vamos conversar sobre as relações entre essa realidade e os processos de Inovação e Transformação Digital e também refletir sobre o impacto disso tudo em pessoas, processos e tecnologia.
Chair: Fabíola Nakamura
Sobre Luciana Moura Nabarrete (ENGIE Brasil)
Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie/SP), Luciana possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC). Ao longo de sua carreira, desenvolveu suas atividades em diversas funções relacionadas à Tecnologia da informação e Projetos, realizando coordenação de equipes matriciais multifuncionais e gestão de projetos de grande porte, tanto em empresas multinacionais em SP como em consultorias nas principais empresas no estado de Santa Catarina. Ingressou na ENGIE em 2005, como coordenadora de Infraestrutura de TI e, em 2018, tornou-se gerente de Tecnologia da Informação e Digitalização. Desde novembro de 2020, atua como Diretora Administrativa da Companhia, tendo sob sua gestão todas as áreas transversais da cadeia de valor de geração, transmissão e comercialização de energia: TI&Digital, Pessoas&Cultura, Suprimentos&Patrimônio, Comunicação, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.
19
Julho
11:10
-
Comunidades de mulheres em tecnologia: estudo comunicacional e organizacional
Renata Loureiro Frade
-
E aí meninas, qual vai ser? Agora sua carreira o jogo STEAM ParPow pode te ajudar a escolher
Victória Guimarães, Larissa Pessoa, Raquel Folz, Lia Martins, Rosiane de Freitas
-
Mundo Bit Byte: Um jogo digital para disseminar o conhecimento sobre personalidades femininas na Computação
Ana Júlia L. Briceño, Ana Sofia S. Silvestre, Bianca P. Castro, Hanani E. F. Soares, Tais A. Oliveira, Thamires P. Silva, Aleteia P. F. Araujo, Carla D. Castanho, Carla Cavalcante Koike, Maristela Holanda, Roberta B. Oliveira
[CANDIDATO A MELHOR ARTIGO COMPLETO]
19
Julho
16:30
-
Panorama sobre Participação das Mulheres no IHC
Êrica Peters do Carmo, Ediana da Silva de Souza, Arthur Felipe Herdt Schuelter, Milene Selbach Silveira, Simone Diniz Junqueira Barbosa, Rebeca Schroeder, Isabela Gasparini
-
Participação Feminina na Empresa Júnior de Computação – CJR da Universidade de Brasília
Alice Borges, Fernanda de Sousa, Maristela Holanda, Aleteia P. F. Araujo, Carla Cavalcante Koike, Roberta B. Oliveira
-
Segregação ocupacional por gênero e fator de personalidade assistência na área de tecnologia
Alessandra Herranz Gazquez, Regiane da Silva Macuch
-
Unindo o Útil ao Agradável: Ação de Extensão de Formação em Informática para Mulheres em Vulnerabilidade Social
Renata Luiza da Costa, Celyce de Sousa Gonçalves Lula, Débora Guerra de S. Guinati, Stéfany de Castro Souza
-
Women in Technology: Uma análise bibliométrica dos últimos cinco anos
Andréa Sabedra Bordin, Isadora Garcia Ferrão, Kalinka R. L. J. C. Branco
19
Julho
18:00
-
Análise da Participação de Meninas e Mulheres no Ensino Médio em Informática do Instituto Federal de Brasília
Sylvana Karla S. L. Santos
-
Análise da presença de alunas dos cursos da área de Computação da UFRN
Soraya Roberta R. S. Medeiros, Inácio G. Medeiros
-
Comunidade Women Techmakers João Pessoa: história, conquistas e percepção inicial sobre suas integrantes
Ivyna Rayany Santino Alves, Marcella Medeiros Siqueira C. de Almeida, Elayni Franco, Luciana Gomes, Vanessa Dantas
-
Estratégias pedagógicas no ensino de programação para mulheres
Caroline Sacramento Alves, Juliana Maria Oliveira dos Santos, Débora Abdalla
-
Heroínas Ocultas: As Históricas Nunca Contadas da Ciência
Marcia Ferreira Cristaldo, Marta Luzzi, Claudia Santos Fernandes, Amanda Raynara Quintana Theodoro, Ariadne Nicoly Mori de Paula, Bianca Fernandes Ribas, Clara Scatena da Silva, Diane Rosa da Silva, Giovanna Mara Paes Franco, Kryslla Barbosa Rocha de Carvalho, Luana Arfux de Castro Nogueira, Alice Barbosa do Couto, Maria Eduarda Alves Barbosa, Nayara Arruda Cunha
[CANDIDATO A MELHOR ARTIGO RESUMIDO] -
Investigando a Participação das Mulheres nas Áreas de Teste e Qualidade de Software
Larissa M. R. Alves, Samara Martins Nascimento, Veronica M. L. Silva
-
Redes sociais como ferramenta de visibilidade das mulheres nas ciências exatas: análise do perfil @lindasdaengenharia
Sara das Mercês Silva, Geisiane S. Matos, Tatiane A. Nascimento, Fabíola Pantoja O. Araújo
19
Julho
18:00
-
Elas Digitais: protagonismo feminino para falar de cursos e carreiras na área de Computação
Caroline Reis Vieira Santos Rauta, Daniela Sbizera Justo, Rayana Prata Neves, Djhesica Moreira Cortez, Amanda de Oliveira Casagrande
-
Mentoria em programação: aprendendo ao ensinar e ensinando ao aprender
Thais Regina de M. B. Silva, Gláucia Braga e Silva, Maria Theresa Arruda Henriques
-
O Gênero Negro Feminino nas Redes Sociais: o que Revelam as Produções Acadêmicas
Mory Márcia de Oliveira Lobo, Cristiano Maciel
-
Projeto Katie: o desafio de motivar meninas para as áreas STEM em meio à pandemia
Ana Carolina Nesso Guedes, Ester de Lima Pontes Andrade, Kamila Almeida Benevides, Kelly Bianca Araújo Silva, Lilian Giselly Pereira Santos, Luana Júlia Nunes Ferreira, Natália de Assis Sousa, Rebeca de Jesus Brandão, Eliana Almeida
-
Relato da experiência de desenvolvimento de um manual de boas práticas em ambientes acadêmicos
Bruna Mariana F. de Souza, Kalil Ferreira, Adrya Araújo, Jeovana Leão, Julis Figueira de Araújo, Mariana Barros, Tanara Lauschner, Fabiola Guerra Nakamura
-
Relato de Projeto para Disseminação e Apoio à Participação de Mulheres em Áreas da Ciência
Ana Luísa S. Milson, Luísa M. Laboissiere, Marcella D. Ferreira, Rodrigo Cardoso, Michele A. Brandão
-
“Vai, Meninas!”- Uma iniciativa para fomentar a participação das mulheres nos cursos da área de tecnologia da informação
Suelen M. de Paula, Raylla L. S. Gama, Isabella A. D. Melo, Adrielly C. E. Dias, Daniela C. Terra, Leticia M. M. S. Cheloni
19
Julho
18:00
-
A interdisciplinaridade em um curso de extensão como forma de empoderamento feminino na computação
Sara L. de Farias, Maria Isabela S. Nunes, Thalia S. de Santana, Natália do C. Louzada, Ramayane B. Braga, Adriano H. Braga
[CANDIDATO A MELHOR ARTIGO RESUMIDO] -
A representatividade feminina nos jogos digitais
Luciana P. de Araújo Kohler, Leonardo Fronza, Andreza Sartori, Krysthie Burger, Jennyfer Araújo
-
Incentivando Meninas nas Ciências: um Relato de Experiência dos Minicursos de Programação e Robótica para Jovens
Júlia Marotti, Francisco Campos, Julia Godinho, Gabriel SantClair, Flávia Villela, Janaina Gomide, Laura Emmanuella de Oliveira, Beatriz Becker, Camila Laricchia, Denise Siloto, Elisa Pinto da Rocha, Milena Estanislau Diniz Mansur dos Reis, Tabatta Regina de Brito Martins, Valeria Nunes Belmonte
-
Nossa Voz: uma plataforma digital para visualização de dados sobre violência contra a mulher no Brasil
Dynnah Hanna Max P. G. da Silva, Alana Marques de Morais, Aline Marques de Morais
-
Redes Sociais e Mulheres na Computação: Iniciativas Divulgadas no Meio Digital
Suzy Kamylla de Oliveira Menezes
-
Relato das atividades e dificuldades do Coletivo Mirtha Lina em meio à pandemia de Covid-19
Camila Sass, Beatriz Chicaroni, Lara Tenore, Lidia Ferreira, Maria Eduarda Brandão, Melissa Lins, Poliana Ferreira, Rosimeire Santana, Carla Rodriguez, Denise Goya, Rafaela V. Rocha
[CANDIDATO A MELHOR ARTIGO RESUMIDO] -
StoryGirl: programando através de narrativas
Beatriz Saburido, Angélica F. S. Dias, Juliana B. S. França
-
Um Curso Mooc de Pensamento Computacional contextualizado no Cotidiano Feminino
Vânia Silvares Marquiori, Márcia Gonçalves de Oliveira
20
Julho
09:00
-
Análise da participação feminina no curso de Ciência da Computação da UFCG
Beatriz A. de Miranda, Marcella M. S. C. de Almeida, Ivyna R. S. Alves, Lívia M. R. S. Campos
-
Análise Estatística Descritiva e Regressão da Inserção das Mulheres nos Cursos de TI nos Anos de 2009 a 2018
Ariana Rodrigues Cursino, Juliana F. P. Martinez
-
Desempenho Acadêmico e o Ingresso no Curso Superior: uma análise das estudantes ingressantes entre 2016 a 2020 do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Daniela Marques, André Constantino da Silva, Gustavo Bartz Guedes, Carlos Roberto dos Santos Junior
-
Mulheres na Tecnologia da Informação: Histórico e Cenário Atual nos Cursos Superiores
Vívian Ludimila Aguiar Santos, Thales Francisco Mota Carvalho, Maria do Socorro Vieira Barreto
-
Panorama do percurso acadêmico feminino em um curso de Engenharia de Computação
Derivaldo Machado da Silva, Viviane Almeida dos Santos
-
Uma Análise Regional sobre o Perfil de Estudantes Concluintes em cursos STEAM através do ENADE
Jeovana Leão, Adrya Araújo, Bruna Mariana F. de Souza, Julis Figueira de Araújo, Kalil Ferreira, Mariana Barros, Tanara Lauschner, Fabiola Guerra Nakamura
20
Julho
10:45
Motivos para Promover a Diversidade de Gênero na TI
Chair: Fabíola Nakamura
Nayane Alves (Instituto Eldorado)
Mãe do Emmanuel e do Thomaz, Cientista da Computação pela UFAM, Especialista em Qualidade e Testes de Software pela UNICIV. Atualmente, é QA Lead no Instituto de Pesquisas Eldorado. Experiência de 11 anos como Analista de TI, Negócios e Projetos, pesquisadora e consultora em Qualidade de Software. Também foi professora de Engenharia de Software na Universidade Federal de Roraima.
20
Julho
16:30
Algumas ações que estamos fazendo na B2W para garantir o aumento de mulheres em TI e os novos desafios que enfrentamos com o cenário de COVID.
Chair: Rita Berardi
Sobre Anny Mayara da Silva (B2W)
Desenvolvedora de software há 13 anos, formada em Informática pelo CEFET-RJ e bacharelanda em Computação pela UERJ.
Trabalha como Coordenadora de Tecnologia na B2W, gerenciando uma equipe responsável por APIs que atendem ao site da Americanas, Submarino e Shoptime.
20
Julho
17:20
-
A percepção das mulheres sobre a programação – Oficinas de Programação Django Girls
Myrian Noguera Salinas
-
Aprendizagem colaborativa interinstitucional: práticas de Educação 5.0 em favor do empoderamento feminino
Daniela Eloise Flôr, Eduardo Henrique Molina da Cruz, Ayslan Trevizan Possebom, Carla Santos de Oliveira, André Pinto Moreira, Carlos Roberto Beleti Junior, Ana Paula Vieira Guimarães, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon
[CANDIDATO A MELHOR ARTIGO COMPLETO] -
Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de TI
Vanessa Petró, Vinicius Hartmann Ferreira, Renata Luiza Muller, Jéssica Gabrieli Schmitz Hahn, Leandro von Borstel Assmann
-
Impactos do Projeto Meninas Digitais em Egressas de TI: Meninas Digitais – UFSC
Francielli Freitas Moro, Rafaela Oliveira Padilha, Luciana Bolan Frigo
-
Mulheres na Computação: de Norte a Sul – Uma Ação de Extensão na Pandemia na Busca pela Integração das Diferentes Regiões do Brasil
Letícia Gindri, Patrícia Araújo-de-Oliveira, Amanda Meincke Melo, Aíla Maciel, Ketrin Diovana Alves Rodrigues Vargas, Marina Braun Otokovieski, Raniely dos Anjos
-
Transformando ações extensionistas para o ambiente digital: Um relato de experiência no projeto Meninas Digitais do Vale
Maria Victoria S. Fiori, Maria Elanne M. Rodrigues, Lauana Maria C. de Oliveira, Ariany Almeida Maia, Marina da S. Rocha, Victoria Gabriella R. Pereira, Jacilane de H. Rabelo, Anna Beatriz Marques
21
Julho
09:00
-
Mapeamento das Ações Realizadas pelos Projetos Parceiros do Programa Meninas Digitais na Região Sul
Aline Vieira de Mello, Alice Fonseca Finger, Letícia Gindri, Amanda Meincke Melo
-
O papel das professoras no incentivo à carreira de Computação para meninas no Ensino Fundamental
Bruna Oenning Amador, Patrícia Abe Turato, Mayara Dal Vesco Hoger, Lara Morgado da Silva Santos, Silvia Amelia Bim, Rita Cristina Galarraga Berardi
-
Relato de Experiência: Comunidade de Inteligência Artificial para Mulheres
Poliana Nascimento Ferreira, Laura Damaceno de Almeida, Andressa da Silva Siqueira, Beatriz Pereira
[CANDIDATO A MELHOR ARTIGO COMPLETO] -
Uma análise sobre a importância de um projeto com ações direcionadas ao acolhimento de ingressantes de cursos de Computação: Um estudo qualitativo
Marina da S. Rocha, Karina Castelo Branco, Ana Lara S. Oliveira, Lauana M. C. de Oliveira, Maria Victoria S. Fiori, Jacilane de H. Rabelo, Anna Beatriz Marques
-
Uma Iniciativa para Aumentar a Participação Feminina nas Competições de Programação: um Relato de Experiência
Alice Lima, Maria Eduarda Santos, Tong Zhou, Maristela Holanda, Aleteia P. F. Araujo, Carla Cavalcante Koike, Vinícius R. P. Borges, Roberta B. Oliveira
-
Violência simbólica na área de Tecnologia: análise de relatos de alunas em um curso de Engenharia de Computação
Kamilla Taiwhscki B. Silva, Ildenê F. S. Mota, Viviane A. Santos
21
Julho
10:50
Chair: Rita Berardi
Sobre Giuliana Veronese (Stefanini Europa)
Com uma equipe regional ela tem como responsabilidade co-criar com parceiros, colaboradores e clientes estratégias e roadmaps para transformação digital. Giuliana é responsável por manter o portfólio de produtos e serviços atualizado com as novas tendências de mercado, integrar as diversas soluções do grupo Stefanini e fomentar uma cultura ágil com uma mentalidade de crescimento contribuindo para a transformação do própria Stefanini. Giuliana é PhD em Engenharia em Informática pela Universidade de Lisboa, se mantém atualizada e relevante realizando cursos de transformação digital e design em Universidades como Harvard e Insead. Com mais de 20 anos de experiência, ela construiu uma carreira internacional atuando em vários países: Portugal, México, Peru, Colômbia, Argentina, Estados Unidos e Romênia.
21
Julho
11:30
21
Julho
16:30
Tema: Meninas Digitais na Educação 5.0
Linnyer Beatrys Ruiz – Manna Academy
A Profa. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz é Presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica – SBMicro (2020-2022). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ1D do CNPq. Ela é membro do Comitê de Assessoramento de Microeletrônica (CA-ME) do CNPq; membro do Comitê da Área de Tecnologia da Informação – CATI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); membro do Comitê Assessor de área da Fundação Araucária (Fundação de Apoio à Pesquisa do Paraná); membro do Laboratório de Internacionalização CAPES/ Fulbright; membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Nano e Microeletrônicos (INCT NAMITEC); membro do Conselho Administrativo da Evoa Aceleradora de startups; membro do Programa Garotas STEM do British Council/Museu do Amanhã/King´sCollege London e do Meninas Digitais da SBC; fundadora e coordenadora do Programa PAT para mulheres da SBMicro; instrutora no Programa Ellas – Programa Mulher Inovadora, uma iniciativa da Superintendência Geral de Inovação, vinculada à Casa Civil do Governo do Paraná. Linnyer é tutora do Ramo Estudantil do IEEE (Institute of Eletrical and Eletronics Engineers) e Conselheira do IEEE WiE (Women in Engineering). Linnyer é professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde ministra as disciplinas de Felicidade (DIN 4084), TSC I: Educação 5.0 (DIN 4050), Informática e Sociedade (DIN 6923), Inovação em TICs (DIN 4085) e Linguagens Formais (DIN 6883). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (2018-2020) e foi a responsável pela criação do curso de doutorado. Linnyer também foi a responsável pela criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Estadual de Londrina (2008). Linnyer é a fundadora e coordenadora do Ecossistema Manna de Educação 5.0 com ações de pesquisa, extensão inovadora, difusão, florescimento, popularização da ciência executadas pelo Manna Team, a maior rede de pesquisadores do Paraná e uma das maiores do Brasil com aproximadamente 200 membros de 13 campus de 11 Instituições de Ensino Superior (UEM, IFPR, UTFPR, UFPR, IFSP, UNICENTRO, UFV, UFMG, UnB, Unicamp, USP) que cooperam e colaboram com outras instituições, entidades e famílias para levar palestras, oficinas, cursos e oportunidades para diferentes escolas públicas em diferentes cidades do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, em particular, atividades para meninas e pessoas especiais – ações do Manna Academy. Por seu trabalho, Linnyer foi indicada ao Prêmio Carolina Bori em 2019. Ela é laureada com o IEEE Women in Engineering (2013) e laureada pela UEM em 2018.
21
Julho
18:00
Programas de Mentoria em Tech: Loggi e Programa Meninas Digitais (Loggi-PMD/SBC)
Resumo:
Apesar do crescimento expressivo no Brasil, o setor de e-commerce ainda tem muito a melhorar quando comparado a grandes economias mundiais. A Loggi, criada em 2013, é uma das empresas unicórnios no Brasil, com soluções inovadoras e relevantes no setor de logística, com forte base em tecnologias digitais. A Loggi tem se posicionado, de maneira inédita, para revolucionar o setor logístico no Brasil facilitando o crescimento de um novo comércio, com economia, agilidade e confiabilidade. Até 2021, o objetivo é conectar todos os brasileiros, cobrindo 100% dos municípios, e almeja-se atingir cinco milhões de entregas por dia até o fim de 2025. A cadeia logística é permeada de grandes desafios científicos e tecnológicos com amplas possibilidades de evolução profissional e de estabelecimento de soluções inovadoras. A Loggi tem uma equipe com excelente formação e experiência no desenvolvimento de soluções computacionais em sua área de atuação. Ainda, acreditamos que um time diverso e inclusivo ajuda a gente a reconhecer todas essas necessidades, levando a soluções mais criativas, inovadoras e assertivas para os produtos que queremos desenvolver, os problemas que precisamos resolver e a cultura da empresa que estamos construindo. A Loggi é parceira institucional do Programa Meninas Digitais (PMD) e diversas ações estão sendo planejadas. Nesta palestra apresentaremos uma visão geral da Loggi, sua experiência em atuar em programas de mentorias em diversas áreas e, em particular, apresentar o Programa de Mentoria em Tech que será desenvolvido em parceria com o PMD, com priorização para grupos minorizados. Para saber mais sobre a Loggi, acesse: loggi.com/venha.
Jorge Tung
Jorge Tung é Diretor de Produto da Loggi.
Formado em Engenharia Civil e MBA pela USP com especializações em Cambridge (UK), EMLYON (FR), Vanderbuilt (US) e Lingnan (CN). Também estudou Antropologia na USP. Foi o primeiro estagiário da Microsoft Brasil – onde trabalhou por 11 anos. Foi CPO da healthtech dr.consulta, CTO do e-commerce wine.com.br e Diretor de Produto e Design da RD Station. Adora fotografia, ciclismo e faz trabalho voluntário na Tanzânia.
Chamada de Trabalhos
Para consolidar os trabalhos em andamento e fomentar o crescimento de projetos parceiros, além de valorizar e registrar as ações e conquistas, o WIT juntamente com o Programa Meninas Digitais realiza a sexta edição da chamada para a submissão de trabalhos com apresentação de propostas, resultados de pesquisa e extensão, estudos de caso e experiências relevantes ao tema que ainda não tenham sido publicadas em outros eventos.
Tópicos de interesse
- Projeto ou trabalho de extensão
- Projeto ou trabalho de desenvolvimento
- Projeto ou estudo de pesquisa
- Análise de dados educacionais sobre mulheres e computação no ensino fundamental, médio ou superior
- Análise de dados no mercado de trabalho de computação para mulheres
- Atração de talentos femininos para a computação no ensino fundamental, médio ou superior
- Ferramentas e jogos educacionais visando o público feminino
- Intervenções educacionais e de apoio a mulheres no ensino superior em Computação
- Letramento digital do público feminino
- Relato de experiência no ensino fundamental, médio ou superior
- Relato de experiência no mercado de trabalho
Formato dos Artigos
- Artigos completos: com no mínimo 8 e no máximo 10 páginas no formato da SBC, incluindo referências e anexos.
- Artigos resumidos: com no mínimo 4 e no máximo 5 páginas no formato da SBC, incluindo referências e anexos.
Submissão
A submissão em .pdf deve ser feita via versão antiga do JEMS. Os arquivos devem ser anônimos e os trabalhos não devem citar os respectivos nomes dos Projetos e Universidades.
Algumas sugestões básicas para tornar seu trabalho anônimo são listadas a seguir:
- Remova qualquer identificação de autoria no espaço destinado ao nome dos autores <omitido para revisão> e das instituições <instituições dos autores>.
- Remova as citações de artigos de sua própria autoria ao longo do texto. Se houver necessidade de citação, use o termo <omitido para revisão>.
- Evite citar uma grande quantidade de trabalhos de sua própria autoria. Atenha-se ao mínimo de trabalhos suficiente para contextualizar a nova contribuição, como se fosse um trabalho escrito por outra pessoa aos olhos do leitor.
- Evite expressões do tipo “Em trabalhos anteriores, nós […]” seguidas de uma citação explícita de um trabalho de sua autoria ou de seu grupo de pesquisa.
- Omita a seção de Agradecimentos, se houver.
- Omita os artigos de sua própria autoria utilizados ao longo do texto, da seção de referências. Não use nem mesmo o <omitido para revisão>, visto que pode dar indícios da autoria pela ordem alfabética.
Recomenda-se que os trabalhos publicados em edições anteriores do WIT sejam conhecidos a fim de posicionar de forma clara a contribuição do artigo submetido no escopo da conferência. Edições anteriores disponíveis em https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/issue/archive
Para mais informações sobre processo de revisão/avaliação anônima recomendamos a leitura de:
- Moro, M. M., 2021. Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente. ISSN: 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2021/01/guia-rapido-para-submissao-anonima:-proteja-sua-identidade-corretamente
Datas Importantes
- Data limite para submissão dos trabalhos:
12/0326/0316/04 – Final! - Notificação dos trabalhos aceitos:
30/0421/05 - Data limite para envio das versões finais:
14/0504/06
Apresentação dos trabalhos
Os trabalhos selecionados na categoria resumidos serão apresentados na forma de pôsteres. Os trabalhos selecionados na categoria completos serão apresentados em sessão técnica, com tempo de apresentação seguido de perguntas e respostas.
As organizadoras se reservam o direito de não incluir nos anais aqueles trabalhos que, durante o evento, não forem apresentados.
Inscrição no CSBC 2021
A inscrição pagante de ao menos uma pessoa autora do artigo é obrigatória para inserção do artigo nos Anais de cada evento. Autores e autoras com mais de um artigo aprovado, em qualquer evento ligado ao CSBC, podem realizar o pagamento de uma única inscrição, acrescida de uma “taxa de publicação extra” por artigo adicional.
Organização
Coordenação Local
Luciana Frigo – UFSC
Coordenação do Fórum Meninas Digitais
Aletéia Araújo – UNB
Luciana Frigo – UFSC
Coordenação Geral do WIT
Fabíola Nakamura – UFAM
Rita Berardi – UTFPR
Coordenação do Comitê de Programa
Isabela Gasparini – UDESC
Luciana Salgado – UFF
Comitê de Programa
- Adriana Lopes Damian – UFAM
- Adriano Braga – IF Goiano – Campus Ceres
- Aleteia Araujo – UNB
- Aline Mello – Universidade Federal do Pampa
- Amanda Melo – Universidade Federal do Pampa
- Ana Carolina Tomé Klock – UFRGS – Federal University of Rio Grande do Sul
- Ana Marilza Pernas – UFPel
- Ana Paula Bacelo – PUCRS
- Ana Paula Couto da Silva – UFMG
- Andrea Bordin – Universidade Federal de Santa Catarina
- Anna Marques – Universidade Federal do Ceará
- Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças – UFPB
- Carla Castanho – Universidade de Brasília
- Carolina Watanabe – Universidade Federal de Rondônia
- Catarina Costa – Universidade Federal do Acre
- Christiane Heemann – UNIVALI
- Claudia Motta – Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Claudia Silva – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
- Cristiano Maciel – Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
- Cristina Meinhardt – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
- Cristina Nunes – PUC-RS
- Cristina Santos – URI
- Debora Paiva – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
- Diana Adamatti – Universidade Federal do Rio Grande – FURG
- Ecivaldo Matos – UFBA – Universidade Federal da Bahia
- Eliana Almeida – Universidade Federal de Alagoas
- Eliane Pozzebon – Universidade Federal de Santa Catarina
- Elisandra Aparecida Silva – IFSP
- Elisângela Dias – UFG – Universidade Federal de Goiás
- Elloá Guedes – Universidade do Estado do Amazonas
- Fabíola Guerra Nakamura – Universidade Federal do Amazonas
- Fabricia Santos – UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
- Fernanda Cunha – UNIVALI
- Fernanda Pires – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
- Gisele Marinho – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
- Graziela Tonin – UFFS
- Idalmis Milián Sardiña – UFRN
- Isabela Gasparini – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
- Janaina Gomide – Federal University of Rio de Janeiro
- Jerusa Marchi – Universidade Federal de Santa Catarina
- Josilene Moreira – UFPB
- Juliana Freitag Borin – Universidade Estadual de Campinas
- Kalinka Castelo Branco – ICMC – USP
- Karina Mochetti – UBC
- Karla Pereira – IComp/UFAM
- Kecia Ferreira – CEFET-MG
- Kelly Braghetto – IME/USP
- Leander Oliveira – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
- Leticia Leite – UNB
- Leticia Machado – UFPA
- Lucia Catabriga – Universidade Federal do Espírito Santo
- Luciana Berretta – Universidade Federal de Goiás
- Luciana Frigo – Universidade Federal de Santa Catarina
- Luciana Martimiano – Universidade Estadual de Maringá
- Luciana Salgado – UFF
- Marcela Sávia Picanço Pessoa – Universidade do Estado do Amazonas
- Maria Augusta Silveira Netto Nunes – Universidade Federal de Sergipe
- Maria Augusta Vieira Nelson – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
- Maria Claudia Boeres – UFES
- Maria Luiza Campos – UFRJ
- Mariangela Gomes Setti – UTFPR
- Marilia Amaral – UTFPR
- Maristela Holanda, UnB
- Mayara Yamanoe – UTFPR
- Márcia Ito – Fatec-SP
- Mônica Paz – Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura da UFBA
- Michele Brandão – IFMG
- Michelle Tizuka – Universidade Federal Fluminense
- Michelle Wangham – Universidade do Vale do Itajaí
- Milene Silveira – Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul – PUCRS
- Mirella Moro – Universidade Federal de Minas Gerais
- Mônica Silva – Universidade Federal Fluminense
- Nahri Moreano – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
- Patrícia Tedesco – Centro de Informática – UFPE
- Patricia Plentz – Universidade Federal de Santa Catarina
- Pricila Castellini – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
- Raquel Bravo – UFF (Universidade Federal Fluminense)
- Raquel S. Cabral – Universidade Federal de Alagoas
- Regiane Kawasaki – Federal University of Pará
- Renata Viegas de Figueiredo – Universidade Federal da Paraíba
- Renata Wassermann – IME-USP
- Rita Berardi – UTFPR
- Rosa Maria E. Moreira Costa – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
- Rosiane de FreitasR – IComp/UFAM
- Silvia Amelia Bim – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
- Soraia Prietch – Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/ Câmpus de Rondonópolis
- Tainá Medeiros – IFRN
- Tanara Lauschner (UFAM)
- Tatiana Santos – Universidade Federal de Santa Catarina
- Tatiana Renata Garcia – Universidade Federal de Santa Catarina
- Thaíse Costa – Universidade Federal da Paraíba
- Thais Vasconcelos Batista – UFRN
- Thelma Colanzi – Universidade Estadual de Maringá
- Valéria Feltrim – Universidade Estadual de Maringá
- Valéria Reis – UFMS
- Valguima Odakura – Universidade Federal da Grande Dourados