WFIBRE

6º Workshop do testbed FIBRE (WFIBRE)

CSBC 2021 – XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

18 a 23 de Julho de 2021 – Florianópolis, SC

Chamada de Trabalhos na área de Pesquisa Experimental, Ensino e Construção de MVP

• 12 de março 26 de março 16 de abril – Data limite para submissão de artigos (FINAL)
  • 30 de abril 21 de maio – Notificação dos artigos selecionados
  • 14 de maio 04 de junho – Registro dos autores
  • 14 de maio 04 de junho – Data limite para envio das versões finais dos artigos

Descrição

Convidamos professores, pesquisadores, alunos e startups a submeterem artigos com trabalhos ou casos de uso que relatem experiências no uso de Plataformas de Experimentação (Testbeds[1]) ou Plataformas de apoio à PD&I.

São de interesse deste workshop trabalhos ou casos de uso que envolveram (a) Pesquisa Experimental, (b) Ensino & Educação ou (c) Construção de MVP, relacionados aos tópicos cuja a lista não exaustiva inclui:

• Repetibilidade ou reprodutibilidade de experimentos e datasets
  • Medição e aferição de dados coletados por experimentos
  • Algoritmos Distribuídos
  • Aplicações Distribuídas e em Redes
  • Blockchain
  • Campus ou Escritórios Inteligentes
  • Computação na nuvem ou na névoa
  • Detecção e prevenção de anomalias e ataques
  • Especificação, validação e verificação de protocolos de rede
  • Gerenciamento de identidades
  • Aplicações ou Middlewares relacionados à Internet das coisas (IoT)
  • Internet do futuro
  • Novas Arquiteturas de Redes
  • Medição e monitoração de redes
  • Qualidade de serviço (QoS) e de experiência (QoE)
  • Redes centradas na informação
  • Redes definidas por software
  • Programabilidade do plano de dados
  • Redes ópticas
  • Redes sem fio infraestruturadas
  • Roteamento, comutação e endereçamento
  • Segurança em redes e em sistemas distribuídos
  • Virtualização de funções de rede
  • Virtualização de redes
  • Utilização de múltiplas infraestruturas ou federação de testbeds em um único experimento

A título de exemplos relacionamos a seguir algumas das plataformas desenvolvidas através de projetos de PD&I coordenados e/ou financiados pela RNP e que atualmente compõem a Ciberinfraestrutura de Experimentação e Apoio à PD&I da RNP:

IMPORTANTE: os artigos com trabalhos ou casos de uso que relatam tais experiências não estão restritos às plataformas acima mencionadas sendo permitidos relatos de experiência em outras Plataformas de Experimentação (Testbeds[1]) ou Plataformas de apoio à PD&I, inclusive internacionais.

Processo de Seleção

Os trabalhos submetidos passarão por uma etapa de avaliação que visa ranquear os artigos. Cada artigo será revisado e avaliado pelos membros do Comitê de Avaliação, que analisarão o artigo submetido pelos autores (vide informações na seção “Submissão de Trabalhos” abaixo). Após a etapa de avaliação, será realizada uma etapa de discussão entre todos os integrantes do Comitê de Avaliação para selecionar os trabalhos aceitos. Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o WFIBRE/CSBC 2021 no período de 18 a 23 de julho.

Submissão de Trabalhos

As submissões devem ser realizadas através do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/csbc2021_wfibre) entre os dias 31/01 e 12/03/2021.

Os artigos devem:

• Identificar a plataforma utilizada, evidenciar de que forma ela viabilizou a realização do trabalho, MVP ou caso de uso, e o porquê da sua escolha;
  • Detalhar como foi realizado trabalho ou caso de uso envolvendo (a) Pesquisa Experimental, (b) Ensino & Educação ou (c) Construção do MVP, incluindo figuras, screenshots, diagramas e/ou fotos para ilustrar;
  • Descrever os pontos fortes (destaques) relacionados à plataforma utilizada;
  • Descrever os pontos de melhorias (dificuldades) relacionados à plataforma utilizada;
  • Apresentar sugestões para a evolução da plataforma utilizada.

Os artigos a serem submetidos devem ser em português, inglês ou espanhol, ter entre 4 e 10 páginas. Serão aceitos somente arquivos em PDF formatados utilizando o template para artigos da SBC, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos.

Informações Adicionais

É obrigatório que pelo menos um dos autores do artigo esteja inscrito no CSBC 2021 (em qualquer categoria) para que tenha seu artigo publicado nos anais e possa apresentar o trabalho durante o evento.

Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento, que serão disponibilizados online na SBC OpenLib (https://sol.sbc.org.br/index.php/fibre), o portal de conteúdo da SBC. Todos os trabalhos serão indexados com DOI.

Dúvidas podem ser encaminhadas diretamente para a coordenação do WFIBRE 2021 pelo endereço: wfibre@rnp.br

Coordenação Geral

Gustavo Neves Dias (RNP)

Coordenação de Programa