WEI

29º WEI – Workshop sobre Educação em Computação

O WEI 2021 é a vigésima nona edição deste evento que é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação. É um evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação realizado pela Diretoria de Educação e Comissão de Educação da SBC. Neste ano, o WEI será organizado em conjunto com a Diretoria de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC.

Desde a sua primeira edição, realizada em 1993, o WEI tem fomentado a divulgação de trabalhos sobre o ensino de Computação, bem como a discussão e o debate de políticas e diretrizes para os cursos de Computação. Além das apresentações de artigos, o WEI também promove palestras, painéis e grupos de trabalho que discutem experiências e tendências em educação em computação no contexto nacional e internacional. Entre os tópicos de discussões estarão: diretrizes curriculares dos cursos de graduação, a evolução dos cursos de graduação e o surgimento de novos cursos, diretrizes para ensino de computação na educação básica, a inserção de computação nos currículos escolares, os impactos do ACM-CC2020 nos cursos de graduação, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), as taxas de entrada e evasão nos cursos de computação, e a alta demanda por profissionais na indústria nacional.

O WEI é um importante fórum para coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação; diretores e coordenadores pedagógicos de escolas de educação básica; professores; alunos de licenciaturas, bem como profissionais da indústria interessados em discutir suas experiências e necessidades para promover a melhoria da educação e da capacitação em computação.

Programação

Abertura WEI 2021 – Melhores artigos e Melhores Revisores

20

Julho

09:00

Sessão Técnica 1 – Ensino Remoto Emergencial Chair: Bruno Gadelha (UFAM)

20

Julho

09:20

  • Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software com PBL: um relato de experiência

    Simone Souza (ICMC-USP), João Choma Neto (ICMC-USP), Leo Natan Paschoal (ICMC-USP), Elis Hernandes (Monitora Soluções Tecnológicas)

  • Lições Aprendidas do Ensino Remoto em uma Disciplina de Engenharia de Requisitos: um Relato de Experiência

    João Ricardo dos Santos Rosa (UFPR), Natasha Valentim (UFPR)

  • Percepção de estudantes sobre PBL Online em cursos superiores do Instituto Federal da Bahia durante a pandemia da Covid-19

    Davy Gomes (IFBA), Luciano Silva (IFBA), Rebeca dos Santos (IFBA), Fernanda Silveira (IFBA), Fernanda Santana (IFBA), Igo Amauri Luz (IFBA)

Sessão Técnica 2 – Ensino de Temas em Computação Chair: Simone Martins (UFF)

20

Julho

09:20

  • Netflix na Disciplina Auditoria de Sistemas: Um Relato de Aplicação de Aprendizagem Ativa

    Ronney Moreira de Castro (UNIRIO), Tadeu Classe (UNIRIO)

  • ECS e EMCS: Simuladores de Caches para o Apoio Pedagógico no Ensino de Arquitetura de Computadores

    Dawson Lima (UFMS), Nahri Moreano (UFMS)

  • A Taxonomia de Bloom Revisada como suporte para o planejamento de uma disciplina de Redes de Computadores

    Otacílio Pereira (IF Sudeste MG), Rossini Abrantes (IF Sudeste MG), Filipe Fernandes (COPPE / UFRJ), Loham Silva (IF Sudeste MG)

Intervalo

20

Julho

10:20

Sessão Técnica 3 – Projetos Pedagógicos em Computação Chair: Awdren de Lima Fontão (UFMS)

20

Julho

10:35

  • Vivência acadêmica e desempenho acadêmico de ingressantes em cursos de computação

    Evoney Mendonça (UFAM), Leandro Silva Galvão de Carvalho (UFAM), Ana Lucia Machado dos Santos (UFAM), Elaine Oliveira (UFAM), David Fernandes (UFAM), Filipe Dwan Pereira (UFRR)

  • Análise de Objetivos Educacionais Utilizando a Taxonomia de Bloom Revisada Aplicada a um PPC do Curso de ADS

    Mario Pereira (IFCE), Luiza Pontello (IFCE)

  • Trajetória de um Curso de Licenciatura em Computação no Interior do Paraná

    Mayte Gouvea Coleto Bezerra (UFPR), Carlos Beleti Jr (UFPR), Robertino Santiago Junior (UFPR), Alexandre Prusch Züge (UFPR)

  • Saberes docentes nas Licenciaturas em Computação: análise de projetos pedagógicos de cursos

    Adão Cambraia (IFFar), Marcia Rosmann (IFFar), Pauleany Simões de Morais (IFRN), Pietro Bompet (UFBA), Uianes Rockenbach Biondo (UFSM)

Sessão Técnica 4 – Computação na Educação Básica 1 Chair: Rodrigo Santos (UNIRIO)

20

Julho

10:35

  • Um Relato Sobre a Experiência do Ensino de Programação para Crianças e Jovens de Forma Remota

    Debora Zumpichiatti (UFRJ), Gabriel Sant’Clair (UFRJ), João Victor Moreira (UFRJ), Janaina Gomide (UFRJ)

  • Computação (Des)plugada: um relato de experiência sobre o ensino remoto de Números Binários em tempos de distanciamento social

    Sabrina Sassi (UFMT), Cristiano Maciel (UFMT), Vinicius Pereira (UFMT)

  • Como Ensinar Ciência da Computação para Crianças? Tendências e Lacunas de Pesquisa na Área

    Aline de S. M. dos Santos (UFRPE), Wellington Pereira (UFRPE), Rozelma França (UFRPE)

  • Utilizando o Modelo ADDIE para o Desenvolvimento e Avaliação de um Processo Educacional Inspirado na Educação 4.0

    Deivid Eive (UFPR), Marialina Corrêa Sobrinho (UFOPA), Natasha Valentim (UFPR)

ACM/IEEE-CS Computing Curricula 2020: Perfis internacionais de carreiras em computação Ernesto Cuadros-Vargas

20

Julho

16:30

A cada 10 anos, aproximadamente, é formada uma equipe mundial que atualiza, de acordo com as tendências acadêmicas e da indústria, os perfis internacionais dos graduados em ciência da computação. Essa equipe é chamada de Computing Curricula. A equipe atual acaba de publicar as recomendações para 2020 levando em consideração tudo o que vem acontecendo no mundo e o que virá nos próximos anos. Esta palestra tem como objetivo ilustrar essas mudanças que se aproximam e contextualizá-las no contexto ibero-americano.

Sobre Ernesto Cuadros-Vargas

Prof. Dr. Ernesto Cuadros-Vargas received his PhD in Computer Science at the University of Sao Paulo-Brazil(2004). As part of his PhD studies Prof. Cuadros-Vargas has worked in common projects with Carnegie Mellon University-USA with Prof. Christos Faloutsos in 2001 and Technischen Universitat Berlin-Germany with Prof. Dr. Klaus Obermayer in 2002.
He is a founder member of Peruvian Computer Society (SPC) and he was president during 2001-2007 and 2009.
Member of the Board of Governors of IEEE Computer Society (2020-2022) and of the Steering Committee of ACM/IEEE-CS Computing Curricula (CS2020).
He was member of the IEEE-Educational Activities Board (2006-2009).
He is the Dean of the School of Engineering at the Universidad San Ignacio de Loyola Lima-Peru (since 2021) and former advisor of the Ministry of Education. Lima-Peru (2020).
He is now the Head of the School of Computer Science at the Universidad de Ingeniería y Tecnología Lima-Peru (Since 2016).
Prof Cuadros has been Head of the School of Computer Science at San Pablo Catholic University en Arequipa Peru (2005-2016)
He has been invited as speaker for international conferences in USA, Canada, Rusia, China, India, Japan, Germany, Brazil, Chile, Colombia, Spain among others.
His main research areas are Higher Education in Computing Programs, Similarity Information Retrieval, Access Methods and Neural Networks.

Sessão Técnica 5 – Projetos de Extensão Chair: Leandro Galvão (UFAM)

20

Julho

18:00

  • Uso de Fábricas de Software como componente curricular integrador em um Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    Marco Antonio Andrade (IFRO), Gilberto Pereira da Silva (IFRO), Flávio de Almeida Andrade Lico (IFRO)

  • Quando os Discentes se Expressam: Um Relato de Experiência da Criação de um Podcast para Aumentar o Engajamento e Troca de Conhecimento em Tempos de Pandemia

    Carlos Silva (UFMA), Kennedy Nunes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Maikon Costa (UFMA), Alana Araujo (UFMA), Simara Rocha (UFMA), Geraldo Braz Junior (UFMA), Luis Rivero (UFMA)

  • O Impacto das Atividades do Grupo PET no Aprimoramento de Soft Skills Requeridos pelo Mercado de Computação do Maranhão: Uma Análise da Visão dos Discentes

    Arthur Passos (UFMA), André Barreto (UFMA), Brenno Nascimento (UFMA), Felipe Silva (UFMA), Gabriel Costa (UFMA), Yandson Costa (UFMA), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)

Sessão Técnica 6 – Ensino e Aprendizagem de Programação 1 Chair: Marco Aurélio Graciotto Silva (UTFPR)

20

Julho

18:00

  • An experience in mixing cognitive and affective teaching approaches in a CS1 course

    João Marcelo Borovina Josko (Universidade Federal do ABC)

  • Método para Seleção de Softwares de Apoio ao Processo Ensino-Aprendizagem de Disciplinas de Programação

    Rafael Gonçalves dos Santos (UFPA), Leonardo Nunes Gonçalves (UFPA), Benilda Miranda Veloso Silva (UFPA), Carlos Portela (UFPA), Fabricio Farias (UFPA)

  • Avaliação da Influência dos Tamanhos das Turmas de Programação no Desempenho dos Estudantes de Computação

    Leonardo Soares e Silva (Instituto Federal de Pernambuco)

Grupo de Trabalho: Licenciatura em Computação Moderadoras: Pasqueline Dantas Scaico (UFPB), Rozelma Soares de Franca (UFRPE)

21

Julho

09:00

Intervalo

21

Julho

10:20

Sessão Técnica 7 – Relatos de Experiência em Atividades Chair: Simone Souza (ICMC/USP)

21

Julho

10:35

  • Um Relato de Experiência do Acolhimento d@s Calour@s do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília

    Maristela Holanda (UnB), Marcelo Mandelli (UnB), Edison Ishikawa (UnB), Dilma da Silva (Texas A&M University)

  • Preparação para Olimpíada Brasileira de Informática Nível Sênior: Um Relato de Experiência

    Paulo Miranda e Silva Sousa (UFC), José Robertty de Freitas Costa (UFC), Gustavo Ivens Oliveira Silva (UFC), Victor Lima (UFC), Wladimir Tavares (UFC), Carla Ilane Moreira Bezerra (UFC)

  • Processos de Desenvolvimento Participativo de Tecnologias Digitais Educacionais nos Contextos Urbano e da Educação do Campo

    Dyego Morais (UFPE), Taciana Pontual Falcão (UFRPE), Flavia Peres (UFRPE), Patrícia Tedesco (UFPE)

  • Análise da Saúde Mental em Estudantes de Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Guilherme Wieczorek Pinto Santos (UFRGS), Dante Augusto Couto Barone (UFRGS), Ives Cavalcante (UFRGS), Leonardo F. B. S. de Carvalho (UFRGS)

Sessão Técnica 8 – Pensamento Computacional 1 Chair: Daltro Nunes (UFRGS)

21

Julho

10:35

  • Formação Docente em Pensamento Computacional: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

    Adrianne Veras de Almeida (UFPA), Adrielle Veras de Almeida (UFPA), Fabiola Araújo (UFPA)

  • PC-TES: Catalogando iniciativas de Pensamento Computacional

    Braz Junior (UFPel), Simone Cavalheiro (UFPel), Luciana Foss (UFPel)

  • Uma Revisão Sobre a Formação Docente para o Ensino-Aprendizagem do Raciocínio Computacional no Brasil

    Ana Carolina Sokolonski (UFBA), Alirio Sá (UFBA), Raimundo José de Araújo Macêdo (UFBA)

  • A Formação Docente acerca do Pensamento Computacional na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um Estudo sobre os Espaços de Discussão no Brasil

    Amanda Maria Domingos Oliveira (UFRN), Gabriel Barreto (UFRN), Flávia Viana (UFRN)

Painel: Ensino de Computação na Educação Básica Pasqueline Dantas Scaico (UFPB) Simone André da Costa Cavalheiro (UFPel) Myriam Caldeira Sartori (SEB/MEC). Moderadora: Leila Ribeiro (UFRGS).

21

Julho

16:30

Sessão Técnica 9 – Ensino de Temas em Engenharia de Software Chair: Davi Viana (UFMA)

21

Julho

18:00

  • Ensino, Aprendizagem e Uso Profissional da UML em Maringá e Região

    Edson OliveiraJr (UEM), Thelma Colanzi (UEM), Aline Amaral (UEM), André F. R. Cordeiro (UEM), João Choma Neto (USP), Simone Souza (ICMC-USP)

  • Using an Incremental Testing Strategy to Improve Students Perception of Software Quality

    Italo Santos (ICMC – USP), Allan Mori (USP), Simone Souza (ICMC-USP)

  • Mapeamento sistemático sobre resolução de problemas em disciplina introdutória de programação com teste de software

    Yuri Rafael Grajefe Feitosa (UTFPR), Marco Aurélio Graciotto Silva (UTFPR), José Augusto Fabri (UTFPR)

Painel: Abrindo a caixa de Pandora do Ensino Remoto Paulo Sergio Lopes de Souza (ICMC-USP), Roberto Pereira (UFPR), Taciana Pontual Falcão (UFRPE) Moderador: Leandro Silva Galvão de Carvalho (UFAM)

22

Julho

09:00

Paulo Sergio Lopes de Souza (ICMC-USP)

Paulo Sérgio Lopes de Souza recebeu título de Doutor pelo IFSC/USP em 2000, pesquisando em Computação de Alto Desempenho e Escalonamento de Processos. Realizou pós-doutorado na University of Southampton/UK (2010/2011), em parceria com o Prof. Ed Zaluska, investigando o teste de programas concorrentes. Ele foi docente da UEPG por 14 anos (1991/2005) e atua desde 2005 no Departamento de Sistemas de Computação do ICMC/USP em São Carlos, onde desenvolve suas atividades como Professor Associado junto ao Laboratório de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente (LASDPC), orientando alunos de Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica e TCC. Ministra disciplinas na graduação e na pós-graduação como: arquitetura de computadores, sistemas operacionais, computação de alto desempenho, programação paralela, redes de computadores e estruturas de dados. Recebeu diversas homenagens pelos cursos ministrados à graduação. É responsável por projetos de pesquisa e de extensão universitária. Na administração acadêmica atua em cargos de chefia e em diversas comissões. Atualmente é o ouvidor do ICMC/USP. É revisor de projetos e artigos para agências de fomento à pesquisa, periódicos e congressos. Já organizou diferentes eventos da sua área de atuação e é editor de edições especiais em periódicos internacionais. É membro da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), onde atua nas áreas de Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho, Educação em Computação e em Engenharia de Software (Testes de Software). É membro da ACM (Association for Computing Machinery).

Intervalo

22

Julho

10:20

Sessão Técnica 10 – Computação no Ensino Básico e em outros Cursos Chair: Roberto Bittencourt (UEFS)

22

Julho

10:35

  • Análise Automatizada da Originalidade de Aplicativos Android no Contexto Educacional: Um Mapeamento da Literatura

    Nathalia da Cruz Alves (UFSC), Matheus Alberto Prereira (UFSC), Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC)

  • Jogo de RPG para o Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

    Placida Oliveira (UFPel), Jonnhy Marques (UFPel), Simone Cavalheiro (UFPel), Luciana Foss (UFPel), Renata Reiser (UFPel), Andre Du Bois (UFPel), Clause Piana (UFPel), Ana Rita Mazzini (UFPel)

  • Avaliação de Aprendizagem de Machine Learning na Educação Básica: Um Mapeamento da Literatura

    Gustavo Salvador (UFSC), Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC), Marcelo Rauber (IFC), Abisague Garcia (UFSC), Adriano Borgatto (UFSC)

  • MIT App Inventor como Ambiente de Ensino de Algoritmos e Programação

    Sergio Oliveira (UFSJ), Marconi Arruda Pereira (UFSJ), Fernando Augusto Teixeira (UFSJ)

Sessão Técnica 11 – Pensamento Computacional 2 Chair: Natasha Valentim (UFPR)

22

Julho

10:35

  • Panorama Brasileiro de Uso de Ferramentas para Desenvolvimento do Pensamento Computacional e Ensino de Programação

    Carmen Brezolin (IFSUL, PUCRS), Milene Silveira (PUCRS)

  • Relato da Aplicação de uma Sequência Didática Fundamentada nas Metáforas de Perspectivas Culturais para Fomentação do Pensamento Computacional

    Oto Assunção (UFMG), Raquel Prates (UFMG), Elaine Franca (UFMG)

  • Ensino do Pensamento Computacional como Estratégia na Regulação Emocional de Alunos: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

    Geisiane Souza Matos (UFPA), Sara das Mercês Silva (UFPA), Sandy Lima Farias (UFPA), Fabiola Araújo (UFPA), Josivaldo de Araújo (UFPA)

  • Pensamento Computacional por meio da Computação Desplugada: Desafios e Possibilidades

    Wilk Oliveira (USP), Adao Cambraia (IFFar), Lucas Hinterholz (UCS)

Painel: Regulamentação da Profissão, Diplomas e Certificações da SBC Sergio Galindo (Brasscom), Itana Gimenes (Diretora de Educação da SBC, UEM), Edson Caceres (Diretor de Relações Profissionais da SBC, UFMS)
Moderador: Jair Leite (UFRN)

22

Julho

16:30

Sessão Técnica 12 – Ética, Filosofia e Pesquisa com Alunos de Graduação Chair: Danilo Monteiro (Zup Innovation)

22

Julho

18:00

  • Reflexões e Desafios sobre a Formação na Ética em Pesquisa na Computação envolvendo Humanos

    Esdras Bispo Jr. (UFJ), Liliane Fonseca (UNICAP), Simone Santos (UFPE)

  • O entendimento da filosofia da tecnologia no âmbito dos cursos de computação. Um estudo na Região Norte do Brasil

    Alessandra Cardoso Figueredo (UEPA), Cibele Da Silva Alves (UEPA), Reyanne Fernandes De Azevedo (UEPA), Wanderson Alexandre da Silva Quinto (UEPA)

  • O Método Do-It: Um Relato de Experiência sobre o Ensino de Mapeamento Sistemático da Literatura para Alunos de Graduação

    Pasqueline Scaico (UFPB), Alexandre Scaico (UFPB), José Samuel Assunção Luz (UFPB), Juliana Aragão (UFPB)

Painel: Evasão e Retenção em Cursos de Computação Itana Maria Gimenes (UEM), Maristela Holanda (UnB), Rodrigo Silva Duran (IFMS), Sílvia Amélia Bim (UTFPR) Moderador: Jean Hauck (UFSC)

23

Julho

09:00

Itana Maria Gimenes (UEM)

Possui bacharelado em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia (1981); mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1987); doutorado em Computer Science – The University Of York (1992) e pós-doutorado na Open University, Inglaterra (2011) e University of Waterloo, Canadá (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação profissional, Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos; reutilização, desenvolvimento baseado em componentes, arquitetura de software e linha de produto de software. Pro-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá Gestão 2014 – 2018.

Intervalo

23

Julho

10:20

Sessão Técnica 13 – Evasão e Análise de Egressos Chair: Milene Selbach Silveira (PUCRS)

23

Julho

10:35

  • Análise de agrupamentos para caracterização de indicadores de evasão

    Daniel Saraiva (IFCE), Silas Santiago Lopes Pereira (IFCE), Reinaldo Braga (IFCE), Carina Teixeira de Oliveira (IFCE)

  • Evasão em Computação na UFC sob a perspectiva dos alunos

    Rubens Silva (UFC), Bosco Borges (UFC), Fátima Ferreira (UFC), Ismayle Sousa Santos (UFC), Rossana Andrade (UFC)

  • Um estudo do impacto de egressos no desenvolvimento regional como reflexo da interiorização do Ensino Superior

    Helen Abdala Ferreira (IFCE), Edgar Oliveira (IFCE), Reinaldo Braga (IFCE), Mauro Oliveira (IFCE), Carina Teixeira de Oliveira (IFCE)

  • Análise Automática com os Microdados do ENADE para Melhoria do Ensino dos Cursos de Ciência da Computação

    Renan Cunha (UFPA), Claudomiro Souza Junior (UFPA), Reginaldo Santos Filho (UFPA)

Sessão Técnica 14 – Ensino e Aprendizagem de Programação 2 Chair: Edson Oliveira Jr (UEM)

23

Julho

10:35

  • Avaliação Preliminar de Ambiente Online Baseado em Jogos Digitais: Um Estudo de Caso na Aprendizagem de Algoritmos

    Daniel Karling (Unioeste), Claudia Rizzi (Unioeste), Rogério Rizzi (Unioeste)

  • Comparação entre o panorama internacional e nacional sobre o Ensino e a Aprendizagem de Introdução à Programação no Ensino Superior

    Rodrigo Medeiros (CESAR SCHOOL), Taciana Pontual Falcão (UFRPE), Geber Ramalho (UFRPE)

  • Uma Análise Preliminar da Aplicação do Método 300 em Turmas de Algoritmos e Programação

    Amaury Castro Jr. (UFMS), Luciana Cheung (UFMS), Esteic Janaina Santos Batista (SENAC – MS), Anderson Corrêa de Lima (UFMS)

  • Avaliação da Efetividade das Atividades de Monitoria no Componente Curricular de Introdução à Programação

    Leonardo Soares e Silva (Instituto Federal de Pernambuco)

Fechamento

23

Julho

14:00

Chamada de Trabalhos

Alinhado ao tema do CSBC 2021, o tema principal do WEI 2021 é “Inovação e Transformação Digital na Educação”.

O WEI 2021 convida estudantes, professores e pesquisadores em Educação em Computação a submeterem artigos técnico-científicos, apresentando os resultados de suas pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de Computação.

Tópicos

Os tópicos do WEI 2021 incluem:

  • Abordagens Multi, inter e transdisciplinares de Computação
  • Atividades extracurriculares em cursos de Computação
  • Avaliação da aprendizagem
  • Competições científicas como meio de incentivar o ensino de Computação
  • Computação em outros cursos de graduação
  • Computação na Educação Básica
  • Desenvolvimento de ferramentas de auxílio ao ensino-aprendizagem de computação
  • Evolução de Cursos de Graduação relacionados a Computação
  • Educação a distância na área de Computação
  • Ensino de Ética em Computação
  • Ensino de temas de Computação (Algoritmos e Programação, Arquitetura de Computadores, Engenharia de Software, IHC, Sistemas de Informação, outras)
  • Expectativa do mercado/sociedade e perfil do profissional egresso
  • Formação multidisciplinar em cursos de Computação
  • Gamificação do ensino em Computação
  • Integração entre ensino de Graduação e Pós-graduação
  • Integração entre Educação Básica e Educação Superior
  • Metodologias de ensino e aprendizagem em área de Computação
  • Projetos pedagógicos de cursos de Computação
  • Projetos de extensão universitária em cursos de Computação
  • Processos de avaliação em cursos de Computação (avaliação de docentes, discentes, curso, entre outros)
  • Políticas de atualização tecnológica dos laboratórios
  • Políticas de atualização de bibliotecas
  • Uso de Software Livre nas práticas educacionais

Datas Importantes

  • Data limite para submissão dos trabalhos:  12/03 26/03 16/04/2021 (FINAL)
  • Notificação dos trabalhos aceitos:  30/04 21/05/2021
  • Data limite para envio das versões finais: 14/05 04/06/2021
  • Registro dos autores: 31/05 04/06/2021

Formato dos Artigos

O WEI 2021 aceitará três tipos de submissões:

  • Artigos de Pesquisa: apresentam resultados parciais ou conclusivos de pesquisa, articulando teoria e prática, resultados experimentais originais a partir da utilização de metodologias (por exemplo, estudos de caso, pesquisa-ação, experimento controlado, surveys, entre outros) e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Educação em Computação.
  • Artigos com Relatos de Experiência: descrevem iniciativas práticas de intervenção, curso ou experiência de ensino ou de aprendizagem com reflexão teórico-crítica que permita a reprodução da experiência em outros tempos e espaços;
  • Artigos com indicação de tendências (Position Papers): apresentam argumentação de natureza crítico-reflexiva, buscando indicação de tendências com fundamentação teórica consolidada.

Os artigos deverão ser escritos em português ou inglês, seguindo o modelo para artigos publicados em anais de eventos da SBC OpenLib, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos. Os artigos devem conter entre 6 e 10 páginas (incluindo referências e imagens). Os artigos não são anônimos, portanto os autores podem ser incluídos.

Submissão

As submissões devem ser realizadas eletronicamente através do sistema JEMS, no link https://jems.sbc.org.br/csbc2021_wei.

Publicação dos Artigos

Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento, que serão disponibilizados online na SBC OpenLib, o portal de conteúdo da SBC, na série Anais do Workshop sobre Educação em Computação. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Pelo menos um dos autores de cada artigo aprovado deverá inscrever-se no CSBC e apresentar o artigo durante o evento. Os organizadores se reservam o direito de não incluir nos anais aqueles trabalhos que, durante o evento, não forem apresentados por um de seus autores ou por algum representante indicado. É importante frisar que todos os participantes do WEI 2021 devem respeitar o código de conduta da SBC.

Organização

Coordenação Geral

  • Tayana Conte – UFAM

Coordenação Local

  • Jean Hauck – UFSC

Comitê de Programa

  • Adolfo Neto – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Adriana Lopes – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Alessandra Dutra – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Aline Amaral – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Altigran Soares da Silva – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Ana Carolina Oran – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Anna Beatriz Marques – Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Avelino Zorzo – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Awdren Fontão – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Bruno Gadelha – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Carlos Eduardo Ferreira – Universidade de São Paulo (USP)
  • Christiane Gresse von Wangenheim – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Christina von Flach – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Cristiano Maciel – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Daltro Nunes – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Damires Souza – IFPB
  • Daniel Cordeiro – Universidade de São Paulo (USP)
  • Danilo Ribeiro – Zup Innovation
  • Davi Viana – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Débora Abdalla – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ecivaldo Matos – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ed’ Wilson Ferreira – IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso
  • Edmundo Spoto – Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Edna Canedo – Universidade de Brasília (UNB)
  • Edson OliveiraJr – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Edson Pimentel – Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Eduardo Barrére – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Esdras Bispo Jr. – Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • Fabíola Guerra Nakamura – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Fabiane Benitti – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernanda Lima – Universidade de Brasília (UnB)
  • Fernando Pacheco – Instituto Federal de Santa Catarina
  • Giani Petri – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Giliane Bernardi – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Igor Steinmacher – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Igor Wiese – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Isabela Gasparini – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Itana Maria de Souza Gimenes – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Horácio Fernandes de Oliveira – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Jair Leite – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Jean Hauck – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • João Marcelo Josko – Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • José Aires de Castro Filho – Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Francisco Netto – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • José Reginaldo Hughes Carvalho – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)    
  • Juan Colonna – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)          
  • Kalinka Castelo Branco – ICMC – USP
  • Kiev Gama – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Leandro Silva Galvão de Carvalho – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Leila Ribeiro – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Leila Silva – Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Lisandro Zambenedetti Granville – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luciana Zaina – UFSCAR
  • Marcelo Duduchi – FATEC-SP / CEETEPS
  • Marcelo Yamaguti – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Marco Aurélio Graciotto Silva – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marcos Borges – Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Augusta Vieira Nelson – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Maristela Holanda – Universidade de Brasília (UnB)
  • Milene Silveira – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Mirella Moro – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Morganna Diniz – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Natasha Valentim – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Pablo Schoeffel – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Patrícia Tedesco – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Paulo Meirelles – Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Rafael de Mello – CEFET-RJ
  • Raul Wazlawick – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Reginaldo Ré – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Rejane Maria Figueiredo – Universidade de Brasília
  • Rita Berardi – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Roberto Bittencourt – Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Roberto Oliveira – Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Roberto Pereira – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Rodrigo Duran – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rodrigo Reis – Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Rodrigo Santos – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Ronaldo Correia – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira – Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Sean Siqueira – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Silvia Amelia Bim – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Simone Cavalheiro – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Simone de Lima Martins – Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Simone Souza – ICMC-USP
  • Thais Castro – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Revisores Adicionais:

  • Aline Verhalen – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Allan Mori – Universidade de São Paulo (USP)
  • Alvaro Franco – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Anderson Costa – Universidade Estadual do Pará (UEPA)
  • Andre Zanki Cordenonsi – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Atacílio Cunha – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Braz Junior – Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno Lopes – Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Caio Steglich – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Carla Lima Reis – Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Carlos Henrique da Silva Santos – IFSP
  • Christiano Braga – Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Daniel Batista – IME – USP
  • Danilo Seufitelli – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Dante Medeiros – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Elder Rodrigues – Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Alegrete
  • Elizaine Bagatelli – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Gabriel Natucci – Universidade Estadual de Campinas
  • Gabriel Oliveira – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Glauber Cintra – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Gretchen Macedo – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Humberto Zanetti – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza CEETEPS
  • Italo Santos – Universidade de São Paulo – USP/ICMC
  • Jacques Duílio Brancher – Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • João Choma Neto – Universidade de São Paulo (USP)
  • Juliane Turek – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Leo Natan Paschoal – Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcelo Rauber – Instituto Federal Catarinense (IFC) – campus Camboriú
  • Maria Claudia Emer – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Márcia Lima – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Márcio Mantau – Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Nathalia Alves – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Patricia Matsubara – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Roberto Hirata Jr. – Universidade de São Paulo (USP)
  • Sabrina Sassi – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Said Adi – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Sergio T. Carvalho – Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Thiago Coleti – Universidade Estadual do Norte Paraná
  • Valeria Farinazzo – Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Viviane Bonfim – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Waleska Lima – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Walter Nakamura – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Wanderley Alencar – Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Wesley Souza – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)