WEI

29º WEI – Workshop sobre Educação em Computação

O WEI 2021 é a vigésima nona edição deste evento que é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação. É um evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação realizado pela Diretoria de Educação e Comissão de Educação da SBC. Neste ano, o WEI será organizado em conjunto com a Diretoria de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC.

Desde a sua primeira edição, realizada em 1993, o WEI tem fomentado a divulgação de trabalhos sobre o ensino de Computação, bem como a discussão e o debate de políticas e diretrizes para os cursos de Computação. Além das apresentações de artigos, o WEI também promove palestras, painéis e grupos de trabalho que discutem experiências e tendências em educação em computação no contexto nacional e internacional. Entre os tópicos de discussões estarão: diretrizes curriculares dos cursos de graduação, a evolução dos cursos de graduação e o surgimento de novos cursos, diretrizes para ensino de computação na educação básica, a inserção de computação nos currículos escolares, os impactos do ACM-CC2020 nos cursos de graduação, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), as taxas de entrada e evasão nos cursos de computação, e a alta demanda por profissionais na indústria nacional.

O WEI é um importante fórum para coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação; diretores e coordenadores pedagógicos de escolas de educação básica; professores; alunos de licenciaturas, bem como profissionais da indústria interessados em discutir suas experiências e necessidades para promover a melhoria da educação e da capacitação em computação.

Chamada de Trabalhos

Alinhado ao tema do CSBC 2021, o tema principal do WEI 2021 é “Inovação e Transformação Digital na Educação”.

O WEI 2021 convida estudantes, professores e pesquisadores em Educação em Computação a submeterem artigos técnico-científicos, apresentando os resultados de suas pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de Computação.

Tópicos

Os tópicos do WEI 2021 incluem:

  • Abordagens Multi, inter e transdisciplinares de Computação
  • Atividades extracurriculares em cursos de Computação
  • Avaliação da aprendizagem
  • Competições científicas como meio de incentivar o ensino de Computação
  • Computação em outros cursos de graduação
  • Computação na Educação Básica
  • Desenvolvimento de ferramentas de auxílio ao ensino-aprendizagem de computação
  • Evolução de Cursos de Graduação relacionados a Computação
  • Educação a distância na área de Computação
  • Ensino de Ética em Computação
  • Ensino de temas de Computação (Algoritmos e Programação, Arquitetura de Computadores, Engenharia de Software, IHC, Sistemas de Informação, outras)
  • Expectativa do mercado/sociedade e perfil do profissional egresso
  • Formação multidisciplinar em cursos de Computação
  • Gamificação do ensino em Computação
  • Integração entre ensino de Graduação e Pós-graduação
  • Integração entre Educação Básica e Educação Superior
  • Metodologias de ensino e aprendizagem em área de Computação
  • Projetos pedagógicos de cursos de Computação
  • Projetos de extensão universitária em cursos de Computação
  • Processos de avaliação em cursos de Computação (avaliação de docentes, discentes, curso, entre outros)
  • Políticas de atualização tecnológica dos laboratórios
  • Políticas de atualização de bibliotecas
  • Uso de Software Livre nas práticas educacionais

Datas Importantes

  • Data limite para submissão dos trabalhos:  12/03 26/03 16/04/2021 (FINAL)
  • Notificação dos trabalhos aceitos:  30/04 21/05/2021
  • Data limite para envio das versões finais: 14/05 04/06/2021
  • Registro dos autores: 31/05 04/06/2021

Formato dos Artigos

O WEI 2021 aceitará três tipos de submissões:

  • Artigos de Pesquisa: apresentam resultados parciais ou conclusivos de pesquisa, articulando teoria e prática, resultados experimentais originais a partir da utilização de metodologias (por exemplo, estudos de caso, pesquisa-ação, experimento controlado, surveys, entre outros) e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Educação em Computação.
  • Artigos com Relatos de Experiência: descrevem iniciativas práticas de intervenção, curso ou experiência de ensino ou de aprendizagem com reflexão teórico-crítica que permita a reprodução da experiência em outros tempos e espaços;
  • Artigos com indicação de tendências (Position Papers): apresentam argumentação de natureza crítico-reflexiva, buscando indicação de tendências com fundamentação teórica consolidada.

Os artigos deverão ser escritos em português ou inglês, seguindo o modelo para artigos publicados em anais de eventos da SBC OpenLib, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos. Os artigos devem conter entre 6 e 10 páginas (incluindo referências e imagens). Os artigos não são anônimos, portanto os autores podem ser incluídos.

Submissão

As submissões devem ser realizadas eletronicamente através do sistema JEMS, no link https://jems.sbc.org.br/csbc2021_wei.

Publicação dos Artigos

Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento, que serão disponibilizados online na SBC OpenLib, o portal de conteúdo da SBC, na série Anais do Workshop sobre Educação em Computação. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Pelo menos um dos autores de cada artigo aprovado deverá inscrever-se no CSBC e apresentar o artigo durante o evento. Os organizadores se reservam o direito de não incluir nos anais aqueles trabalhos que, durante o evento, não forem apresentados por um de seus autores ou por algum representante indicado. É importante frisar que todos os participantes do WEI 2021 devem respeitar o código de conduta da SBC.

Organização

Coordenação Geral

  • Tayana Conte – UFAM

Coordenação Local

  • Jean Hauck – UFSC

Comitê de Programa

  • Adolfo Neto – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Adriana Lopes – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Alessandra Dutra – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Aline Amaral – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Altigran Soares da Silva – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Ana Carolina Oran – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Anna Beatriz Marques – Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Avelino Zorzo – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Awdren Fontão – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Bruno Gadelha – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Carlos Eduardo Ferreira – Universidade de São Paulo (USP)
  • Christiane Gresse von Wangenheim – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Christina von Flach – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Cristiano Maciel – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Daltro Nunes – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Damires Souza – IFPB
  • Daniel Cordeiro – Universidade de São Paulo (USP)
  • Danilo Ribeiro – Zup Innovation
  • Davi Viana – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Débora Abdalla – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ecivaldo Matos – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ed’ Wilson Ferreira – IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso
  • Edmundo Spoto – Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Edna Canedo – Universidade de Brasília (UNB)
  • Edson OliveiraJr – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Edson Pimentel – Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Eduardo Barrére – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Esdras Bispo Jr. – Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • Fabíola Guerra Nakamura – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Fabiane Benitti – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernanda Lima – Universidade de Brasília (UnB)
  • Fernando Pacheco – Instituto Federal de Santa Catarina
  • Giani Petri – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Giliane Bernardi – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Igor Steinmacher – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Igor Wiese – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Isabela Gasparini – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Itana Maria de Souza Gimenes – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Horácio Fernandes de Oliveira – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Jair Leite – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Jean Hauck – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • João Marcelo Josko – Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • José Aires de Castro Filho – Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Francisco Netto – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • José Reginaldo Hughes Carvalho – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)    
  • Juan Colonna – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)          
  • Kalinka Castelo Branco – ICMC – USP
  • Kiev Gama – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Leandro Silva Galvão de Carvalho – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Leila Ribeiro – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Leila Silva – Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Lisandro Zambenedetti Granville – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luciana Zaina – UFSCAR
  • Marcelo Duduchi – FATEC-SP / CEETEPS
  • Marcelo Yamaguti – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Marco Aurélio Graciotto Silva – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marcos Borges – Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Augusta Vieira Nelson – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Maristela Holanda – Universidade de Brasília (UnB)
  • Milene Silveira – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Mirella Moro – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Morganna Diniz – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Natasha Valentim – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Pablo Schoeffel – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Patrícia Tedesco – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Paulo Meirelles – Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Rafael de Mello – CEFET-RJ
  • Raul Wazlawick – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Reginaldo Ré – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Rejane Maria Figueiredo – Universidade de Brasília
  • Rita Berardi – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Roberto Bittencourt – Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Roberto Oliveira – Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Roberto Pereira – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Rodrigo Duran – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rodrigo Reis – Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Rodrigo Santos – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Ronaldo Correia – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira – Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Sean Siqueira – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Silvia Amelia Bim – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Simone Cavalheiro – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Simone de Lima Martins – Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Simone Souza – ICMC-USP
  • Thais Castro – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Revisores Adicionais:

  • Aline Verhalen – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Allan Mori – Universidade de São Paulo (USP)
  • Alvaro Franco – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Anderson Costa – Universidade Estadual do Pará (UEPA)
  • Andre Zanki Cordenonsi – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Atacílio Cunha – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Braz Junior – Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno Lopes – Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Caio Steglich – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Carla Lima Reis – Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Carlos Henrique da Silva Santos – IFSP
  • Christiano Braga – Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Daniel Batista – IME – USP
  • Danilo Seufitelli – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Dante Medeiros – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Elder Rodrigues – Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Alegrete
  • Elizaine Bagatelli – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Gabriel Natucci – Universidade Estadual de Campinas
  • Gabriel Oliveira – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Glauber Cintra – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Gretchen Macedo – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Humberto Zanetti – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza CEETEPS
  • Italo Santos – Universidade de São Paulo – USP/ICMC
  • Jacques Duílio Brancher – Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • João Choma Neto – Universidade de São Paulo (USP)
  • Juliane Turek – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Leo Natan Paschoal – Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcelo Rauber – Instituto Federal Catarinense (IFC) – campus Camboriú
  • Maria Claudia Emer – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Márcia Lima – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Márcio Mantau – Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Nathalia Alves – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Patricia Matsubara – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Roberto Hirata Jr. – Universidade de São Paulo (USP)
  • Sabrina Sassi – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Said Adi – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Sergio T. Carvalho – Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Thiago Coleti – Universidade Estadual do Norte Paraná
  • Valeria Farinazzo – Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Viviane Bonfim – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Waleska Lima – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Walter Nakamura – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Wanderley Alencar – Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Wesley Souza – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)