WCGE

IX Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico

ATENÇÃO: Prazo para submissão de trabalhos prorrogado para 26/03 16/04!

O Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico é um fórum para apresentação e discussão de técnicas, metodologias, modelos e ferramentas de TICs para apoio a iniciativas de Governo Eletrônico. Nesta edição, o WCGE será realizado entre os dias 18 e 22 de julho de 2021 em Florianópolis, juntamente com o XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O tema do evento será “Transformação Digital nos Governos” seguindo a linha do tema do CSBC 2021 que é “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a Complexidade e as Incertezas do Mundo Contemporâneo”.

O WCGE, este ano, foca nas discussões sobre pesquisas e práticas que viabilizem serviços eletrônicos à Sociedade considerando desafios relacionados à infraestrutura, acessibilidade, educação digital, estrutura organizacional, governança, uso e economia de recursos, burocracia, legislação, cultura, lei de acesso à informação, segurança, lei geral de proteção de dados, entre outros.

O Workshop terá sessões técnicas, com apresentação de artigos completos e curtos, uma palestra de convidado especialista sobre o tema e um painel de discussão entre convidados especialistas de diversos setores promovendo o debate do tema sob diversas perspectivas com os participantes (pesquisadores, profissionais e estudantes).

Tópicos de interesse

Os tópicos de interesse incluem, mas não se limitam a:

  • Fundamentos de governo eletrônico – teorias, padrões, métodos e frameworks
  • Gestão de processos públicos
  • Ciência de Dados para governo
  • O uso da Inteligência Artificial no setor público
  • Tecnologia de contabilidade distribuída / Blockchain e o setor público
  • A Internet das Coisas e o Setor Público
  • Acesso online público seguro, inclusão, privacidade e gerenciamento de identidade online
  • Proteção de dados e privacidade por design
  • Uso de mídia social para comunicações (G2B – Government to Business e G2C – Government to Citizens)
  • Crowdsourcing, crowdsensing e citizensourcing
  • Governos e governança inteligentes
  • Inovação aberta
  • Transparência pública
  • Segurança da informação pública
  • Preservação e memória digital
  • Design de soluções para o setor público
  • Dados abertos governamentais
  • Governança participativa
  • Coprodução de serviços públicos
  • Modelos e processos de participação social
  • Interoperabilidade no governo – padrões, métodos, ferramentas
  • Semântica e ontologias no âmbito governamental
  • Mídias sociais no governo
  • Arquitetura tecnológica para governo eletrônico.
  • Sistemas de apoio à implementação de leis e regras
  • Gerenciamento e operação de infraestrutura de governo
  • Ecossistemas governamentais
  • Sistemas de informação colaborativos em governo
  • Educação para transparência e participação
  • Linguagem Clara / Linguagem Cidadã
  • Participação eletrônica

Instruções para submissão

O WCGE 2021 aceitará trabalhos nas seguintes categorias:

  • Artigos completos: 10 a 12 páginas
  • Artigos curtos: 6 a 8 páginas
  • Relatos de organizações: 6 a 8 páginas (conteúdo deve ter a seguinte estrutura – Resumo, Introdução, Situação/Contexto, Ações realizadas, Resultados, Lições aprendidas, Referências)

Os artigos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês, seguindo o modelo de formatação para artigos da SBC, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos.

Na elaboração de suas submissões, os autores deverão seguir as recomendações do Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC (versão preliminar).

Será usada a metodologia de revisão duplamente cega (double-blind), portanto os trabalhos deverão ser submetidos sem nenhuma informação que permita a identificação dos autores, caso contrário serão rejeitados.

Submissão

As submissões devem ser realizadas eletronicamente através do sistema JEMS, no link https://jems.sbc.org.br/csbc2021_wcge.

Publicação dos trabalhos aceitos

Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento, disponibilizados online na SBC OpenLib (SOL), no portal de conteúdo da SBC, na série Anais do Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico, disponível no link https://sol.sbc.org.br/index.php/wcge. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Datas Importantes

  • Limite para submissão dos trabalhos: 12/03 26/03 16/04/2021 (hard)
  • Divulgação dos resultados: 30/04 21/05/2021
  • Envio das versões finais dos artigos: 14/05 04/06/2021

Apresentação dos trabalhos

Os organizadores se reservam o direito de não incluir nos anais aqueles trabalhos que, durante o evento, não forem apresentados por um de seus autores ou por algum representante indicado.

Inscrição no evento

É obrigatória a inscrição pagante de ao menos um autor do artigo, para que este seja inserido nos Anais do evento. Autores com mais de um artigo aprovado, em qualquer evento, podem realizar o pagamento de uma única inscrição, acrescida de uma “taxa de publicação extra” por artigo adicional.

Organização

Coordenação Geral

Profa. Claudia Cappelli – UERJ

Ph.D. Cassyra Vuolo – TCE-MT

Coordenação do Comitê de Programa

Profa. Vanessa Nunes – UnB

Coordenação da Trilha de Relatos de Organizações

Prof. Thiago Ávila – Estácio FAL Alagoas

Coordenação Local

Prof. Maurício Galimberti – UFSC