JAI

40a Jornada de Atualização em Informática – JAI 2021

ATENÇÃO: Prazo para envio de propostas prorrogado para 26/03 (hard!)

Jornada de Atualização em Informática (JAI) é um dos mais importantes eventos acadêmicos de atualização científica e tecnológica da comunidade de computação do Brasil. Está em sua 40ª versão e ocorrerá em Florianópolis, de 18 a 22 de julho de 2021 como parte do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), em formato online devido à pandemia do COVID- 19. 

A JAI compreende cursos ministrados por pesquisadores sêniores da nossa comunidade, oferecendo uma oportunidade para atualização de acadêmicos e profissionais de Informática em temas atuais, interagindo com líderes das mais diversas áreas de pesquisa no Brasil.

A JAI é formada por cursos de 04 (quatro) ou 06 (seis) horas de duração cada, que abordam temas avançados, mas ao mesmo tempo consolidados, que não fazem parte dos currículos de graduação da área de Computação. Cada curso JAI é apoiado por um capítulo de livro digital de 40 a 50 páginas, a ser desenvolvido especialmente para o evento. As versões finais dos capítulos aceitos serão disponibilizadas online na SBC OpenLib, o portal de conteúdo da SBC, como também em um livro da série Jornada de Atualização em Informática (JAI). O livro receberá ISBN e todos os capítulos serão indexados com DOI.

Na seleção das propostas de cursos será levada em conta a competência do palestrante na sua área de atuação, importância e abrangência do tema proposto e potencial para despertar o interesse de jovens estudantes, acadêmicos e profissionais da área.

Datas importantes

  • 05/03 26/03: Submissão das propostas ATENÇÃO: Novo prazo (hard!)
  • 10/04: Resultado da avaliação das propostas
  • 30/04: Submissão do texto completo do curso
  • 20/05: Resultado da avaliação do texto do curso
  • 04/06: Registro dos Autores (inscrição) 
  • 04/06: Submissão da versão definitiva

Processo de Seleção

O processo de seleção será composto de duas etapas. Na primeira, serão selecionados os cursos a partir das propostas apresentadas. Na segunda etapa, serão avaliados os textos completos dos cursos em um segundo processo de seleção, no qual serão aprovados os textos cuja qualidade seja considerada adequada pelo comitê de avaliação. 

Primeira etapa – avaliação da proposta 


Critérios de seleção das propostas

A seleção inicial das propostas será feita com base em um processo classificatório, com avaliação e discussão das propostas pelo comitê de avaliação. Os seguintes critérios de seleção serão considerados com igual relevância:

  • competência demonstrada do(s) proponente(s) na área do curso;
  • qualidade da proposta;
  • importância, maturidade e abrangência do tema proposto, refletindo uma visão ampla de algum tópico da área de computação;
  • curriculum vitae do(s) proponente(s);
  • distribuição dos assuntos tratados nas propostas nas várias áreas da computação;
  • aderência às instruções desta chamada.

Formato da proposta

Docentes e pesquisadores interessados devem submeter suas propostas pelo sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br), conforme as instruções a seguir.

Cada proposta de curso deve ser elaborada em português, de acordo com o modelo para publicação de artigos da SBC, deve estar contida em um único arquivo em formato PDF e seguir rigorosamente a estrutura abaixo. Caso contrário, a proposta será rejeitada sem ser analisada.

1. Dados de identificação (uma página)

  • título do curso;
  • autor(es) (instituição de origem, endereço, telefone, e-mail);
  • nome do apresentador do curso (se houver mais de um autor).

2. Resumos em português e em inglês, com até 200 palavras cada (uma página).

3. Dados gerais (uma página)

  • objetivos do curso e tratamento dado ao tema, por exemplo: teórico ou prático, apanhado geral de resultados ou aprofundamento em aspectos específicos, apresentação ou comparação de tecnologias, formação de novas habilidades;
  • perfil desejado dos participantes;
  • infraestrutura física necessária para a apresentação, por exemplo: computador com projetor, sistema de som, equipamentos especiais, acesso à Internet etc.

4. Estrutura detalhada do texto completo do curso (oito a dez páginas)

  • o texto completo do curso deverá ter de 40 a 50 páginas (no formato SBC) e ser composto de seções e subseções;
  • na proposta, para cada seção e subseção do texto completo deverá haver uma descrição precisa do seu conteúdo proposto, de maneira que seja possível avaliar o texto final.

5. Bibliografia utilizada na preparação do curso (no máximo uma página).

6. Curriculum vitae resumido do(s) autor(es) (no máximo uma página para cada autor), incluindo uma seleção de publicações e/ou projetos consideradas relevantes para a proposta.

Importante

Na elaboração da proposta devem ser considerados os seguintes aspectos:

  • A JAI compreende cursos voltados a apresentar novas técnicas que representam tendências da área de computação, mas que muitos alunos e profissionais não teriam oportunidade de cursar nas suas instituições de origem. Assim, o curso não deve refletir a visão específica de um único grupo de pesquisa na área proposta. Não serão aceitas propostas voltadas à divulgação de resultados de teses, dissertações, projetos de pesquisa, manuais de sistemas, entre outros.
  • Caso a proposta seja apresentada por um conjunto de autores, espera-se que o pesquisador mais experiente seja o apresentador principal do curso e esteja presente na sala do curso durante todo o período; eventualmente, partes do curso podem ser apresentadas por coautores desde que isso tenha como objetivo maximizar a qualidade da apresentação e do aprendizado dos participantes inscritos. Neste caso, deverá ser indicado, no momento da submissão da proposta, o nome do pesquisador que ministrará a maior parte do curso.
  • Informações sobre as apresentações serão dadas mais adiante, já que o evento será no formato online.

Segunda etapa: avaliação do texto completo

Os autores das propostas selecionadas deverão preparar um texto completo de no mínimo 40 e no máximo 50 páginas com o material didático do seu curso para ser publicado. O texto passará por uma avaliação de revisores especializados; sua aprovação é uma condição para que o curso seja incluído no programa final da JAI. O texto será publicado como capítulo do livro digital (da série Jornada de Atualização em Informática) a ser publicado e distribuído sob uma licença Creative Commons na SBC OpenLib, o portal de conteúdo da SBC. O livro receberá ISBN e todos os capítulos serão indexados com DOI.

O texto completo do curso será revisto pelos editores e por outros membros convidados, em função das áreas cobertas e dos proponentes. Os critérios de revisão dos textos incluirão:

  • aderência à proposta inicial;
  • correção técnica do texto;
  • qualidade da escrita;
  • estrutura do texto;
  • aderência às instruções sobre a formatação do texto;
  • qualidade das figuras, tabelas, equações, entre outros.

O comitê se reserva o direito de rejeitar textos que apresentem problemas relacionados a esses critérios que sejam inviáveis de serem corrigidos em tempo hábil.

Formatação do texto completo

Os textos completos serão aceitos somente se produzidos utilizando LaTeX, Word ou LibreOffice. O formato exato para a entrega desses textos será divulgado oportunamente aos autores cujas propostas iniciais forem aceitas. Os autores deverão incluir todo o material necessário para que se possa gerar a versão final do texto. Após a primeira revisão, os autores deverão atender às críticas e às sugestões dos revisores e entregar o texto final após a recepção das avaliações dos revisores, na data estabelecida.

Para a publicação do livro digital, poderá haver alguma revisão adicional; neste caso, os autores deverão atender às críticas e às sugestões no prazo máximo de 03 (três dias). Os autores dos textos a serem publicados deverão assinar um documento autorizando a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) a publicar o texto sob uma licença Creative Commons. O não cumprimento dos prazos ou o não atendimento aos pareceres dos revisores poderá acarretar a exclusão da proposta do programa da JAI 2021.

Organização

Coordenação Geral

Aline Maria Santos Andrade – UFBA

Coordenação Local

Raul Sidnei Wazlawick – UFSC

Comitê de Programa

  • Aline Marins Paes Carvalho (UFF)
  • Alirio Sá (UFBA) 
  • Daniel Avila Vecchiato (UFMT)  
  • Daniel Macedo Batista (USP)
  • Eliana Almeida (UFAL)  
  • Fabiola Nakamura (UFAM) 
  • Flávio Assis Silva (UFBA) 
  • Marcelo Walter (UFRGS)
  • Márcio Bastos Castro (UFSC) 
  • Marcio Lopes Cornelio (UFPE)
  • Noemi Rodriguez (PUC- Rio) 
  • Rita Suzana Pitangueira Maciel (UFBA) 
  • Soraia Musse (PUCRS) 
  • Thais Vasconcelos Batista (UFRN) 
  • Vania Bogorny (UFSC)

Contato

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: 
aline@ufba.br ou wazlawick@gmail.com.