ENCompIF

Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais

ATENÇÃO: Prazo para submissão de trabalhos prorrogado para 26/03 16/04!

O 8º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (ENCompIF) será realizado em conjunto com o XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação em Florianópolis. O ENCompIF tem por objetivo reunir professores e alunos dos Institutos Federais e outras instituições que ofereçam cursos técnicos em informática.

O evento tem recebido um grande número de artigos em todas as suas edições e tem sido uma excelente oportunidade para a troca de experiências entre os participantes e um estímulo a integração e estabelecimento de parcerias entre professores e alunos dos diferentes Institutos Federais e outras instituições. O público participante do evento tem sido de aproximadamente 200 pessoas, entre palestrantes e ouvintes, em cada edição do evento.

• Submissão dos trabalhos – até 12/03 26/03 16/04/2021 (FINAL)
  • Notificação de Aceite – 30/04 21/05/2021
  • Envio da versão final – 14/05 04/06/2021

Diferente das universidades, a maior parte dos alunos dos Institutos Federais estão em turmas de ensino médio. A proposta do evento é ser um local onde as pesquisas realizadas nos Institutos Federais (e outras instituições que oferecem cursos técnicos, como os CEFETs e escolas técnicas) possam ser apresentadas. Dessa maneira, são tópicos de interesse todas as áreas da informática.

O comitê de programa irá favorecer artigos com maior potencial de gerar discussões durante o ENCompIF e aqueles baseados em alguma forma de validação experimental. O evento irá eleger os dois melhores artigos, que receberão uma menção honrosa.

Instruções aos Autores

Trabalhos nas diversas áreas da computação poderão ser submetidos. Eles deverão atender a uma das 3 trilhas abaixo.

Trabalhos onde existe a orientação de alunos do ensino médio. Os trabalhos submetidos para esta trilha deverão conter 4 páginas;

Trabalhos desenvolvidos em cursos de graduação e pós-graduação. Os trabalhos submetidos para esta trilha deverão conter até 8 páginas;

Trabalhos que são iniciativas dos professores. Os trabalhos submetidos para esta trilha deverão conter até 8 páginas.

Autores estão convidados a submeter artigos técnicos no formato SBC (Modelo disponível aqui), escritos em Português ou Inglês. As submissões serão feitas eletronicamente através do sistema JEMS (Clique Aqui).

Os trabalhos DEVEM SER SUBMETIDOS no sistema Blind Review (revisão cega). Portanto, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos, etc). Artigos que desobedecerem o sistema de Blind Review serão automaticamente rejeitados.

Critérios de Revisão

• O tópico do artigo é relevante para a trilha para a qual ele é enviado.
  • O artigo aborda um fenômeno interessante ou atual.
  • Os objetivos do artigo foram claramente descritos.
  • O artigo foi bem organizado para permitir que as ideias apresentadas fluam logicamente.
  • O artigo contém uma revisão apropriada da literatura relevante.
  • O artigo descreve detalhadamente o método de pesquisa empregado (somente se relevante).
  • O artigo fornece uma análise adequada de seus dados (somente se relevante, pois os trabalhos de pesquisa em andamento podem não ter dados analisados).
  • O artigo discute as implicações teóricas e práticas dos resultados (os trabalhos de pesquisa em andamento podem discutir as implicações potenciais do estudo).

Apresentação dos Trabalhos

Pelo menos um autor de cada trabalho aceito deverá inscrever-se no CSBC e apresentar o artigo durante o evento. O formato do evento (online ou presencial) ainda será definido, a depender da situação sanitária do país. No momento, a alternativa mais provável é que o evento aconteça no formato online.

Os autores de cada trabalho aceito contarão com 10 minutos para apresentação e mais 5 minutos para que sejam feitas intervenções (perguntas, sugestões e outros comentários) por parte do público presente no evento. Recomenda-se a utilização de slides para a apresentação, ou outras formas que os autores julgarem necessárias (como exibição de protótipo e vídeos), desde que respeitem os 10 minutos para apresentação.

Os organizadores se reservam o direito de não incluir nos anais aqueles trabalhos que, durante o evento, não forem apresentados por um de seus autores ou por algum representante indicado.

Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento, que serão disponibilizados online na SBC OpenLib, o portal de conteúdo da SBC, na série Anais do Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Coordenador Geral
Carlos Roberto de Oliveira Júnior