Confira os Cursos da JAI


A Jornada de Atualização em Informática (JAI) integra a programação do CSBC 2021.

A programação da JAI é composta por cursos com cinco horas de duração, ministrados por pesquisadores sêniores da comunidade da Computação.

A JAI proporciona uma oportunidade para que acadêmicos e profissionais de Informática se atualizem em temas atuais, interagindo com líderes das mais diversas áreas de pesquisa no Brasil.

Programação

Ciência de Dados com Reprodutibilidade usando Jupyter João Felipe Pimentel – UFF; Gabriel Oliveira, Mariana O. Silva, Danilo Seufitelli e Mirella Moro – UFMG

20

julho

09h às 12h e 16h30 às 19h

Ciência de Dados tornou-se um tópico de pesquisa emergente na Ciência da Computação devido ao crescente interesse em extrair conhecimento de diferentes fontes de dados. Nesse contexto, o Jupyter Notebook vem se consolidando como uma das principais ferramentas utilizadas por cientistas de dados para realizar análises exploratórias de dados de forma rápida e direta, com alto potencial de reprodução de código. Dessa forma, o objetivo deste capítulo é apresentar o Jupyter com reprodutibilidade para a realização de projetos em Ciência de Dados. O conteúdo é organizado para estudantes e profissionais com alguma experiência em programação. Em particular, primeiro apresentamos o Jupyter e seu uso geral para desenvolver soluções para Ciência de Dados. Em seguida, apresentamos tópicos avançados do Jupyter e abordamos maneiras de promover a ciência aberta. Para concluir, este JAI apresenta uma visão geral de Ciência de Dados com Jupyter Notebooks combinando conceitos e fundamentos teóricos com exemplos práticos e dados do mundo real.

Métodos Experimentais em Interação Humano Computador Antonio Diaz Tula e Carlos Morimoto – USP

21

julho

09h às 12h e 16h30 às 19h

Nesse curso você vai aprender alguns fundamentos para conduzir pesquisa científica na area de Interação Humano Computador (IHC), ou seja, para planejar, conduzir e analisar os resultados de um experimento com usuários. Esses experimentos são fundamentais para a inovação e desenvolvimento de produtos interativos. O curso alia teoria e prática, começando com uma breve introdução da área e do processo de desenho da interação para motivar a necessidade da realização de experimentos com usuários. A condução de experimentos requer planejamento e metodologia, além de uma rigorosa análise estatística que ajudam a comprovar os resultados. Ao final do curso, voce vai conduzir um experimento com usuários para aplicar os conceitos e avaliar a adequação de um modelo que ajuda a prever o desempenho de usuários em tarefas de apontamento.

Privacidade de Dados de Localização: Modelos, Técnicas e Mecanismos Eduardo Rodrigues e Javam Machado – UFC

22

julho

09h às 12h e 16h30 às 19h

O desenvolvimento crescente de dispositivos móveis tem promovido uma crescente popularidade dos serviços de localização. Entretanto, a preservação de privacidade dos usuários destes serviços, em especial dos dados de localização, tem sido bastante questionada. A Privacidade Diferencial é uma definição formal de privacidade de dados que protege os dados dos indivíduos ao mesmo tempo que permite que uma quantidade controlada de informação seja publicada, necessária para a qualidade do serviço prestado. Este minicurso descreve o problema da violação da privacidade de localização de indivíduos e apresenta um aprofundamento das principais técnicas para sua preservação, incluindo mecanismos diferencialmente privados. Inicialmente serão apresentados conceitos fundamentais de privacidade de dados, bem como vulnerabilidades e ameaças à privacidade de indivíduos ao expor seus dados de localização quando do uso de aplicações em dispositivos móveis. Em seguida será apresentado e discutido o estado da arte em preservação de privacidade de dados de localização. Por fim iremos apontar oportunidades de pesquisas na área e apresentar conclusões relevantes sobre o tema.

Blockchain e Contratos Inteligentes para Aplicações em IoT, uma Abordagem Prática Jauberth Abijaude – UESC; Fabíola Greve – UFBA; Péricles Sobreira – Univ. Québec, Canadá

23

julho

09h às 12h e 14h às 16h

A Internet das Coisas (Internet of Things (IoT)) agrega dispositivos capazes de capturar informações e interferir no ambiente, de maneira a obter, gerar e enviar dados em larga escala para sistemas de domínios de aplicações diferentes, tais como agricultura, indústria, comércio e governos. Estes sistemas precisam de uma camada de segurança para garantir, dentre outras características, a irrefutabilidade e a integridade dos dados manipulados. Neste sentido, a integração com a blockchain, através dos contratos inteligentes, atenderia a esta necessidade. A blockchain é uma tecnologia disruptiva que oferece uma rede de confiança digital para a realização de transações entre pares, muitas vezes 1 desconhecidos. Este minicurso apresenta pesquisas recentes na fronteira da IoT com a blockchain e, adicionalmente, propõe a realização de uma prática durante a sua realização. Ele apresenta uma classificação da tecnologia de blockchain em camadas e realiza um estudo amplo sobre as estratégias de consenso e aplicações IoT com blockchain. Ao final, fornece um guia com informações que permitam aos interessados a concepção de treinamentos nesta área, contemplando, inclusive, a realização de exercícios práticos.

Inscrições

Para inscrever-se nos cursos da JAI você precisa estar inscrito no CSBC. Clique no botão abaixo para realizar sua inscrição. Caso já esteja inscrito, você pode alterar a sua inscrição e adicionar os cursos da JAI que desejar.