Os melhores trabalhos de pós-graduação

34º CTD premia as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado

O 34º Concurso de Teses e Dissertações (CTD) é um dos 25 eventos que integram o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021) que, neste ano, terá Florianópolis como sede organizadora. O Concurso selecionou e premiou as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado da área de computação do país.

O Comitê de Avaliação selecionou seis teses de doutorado e dez dissertações de mestrado, que foram apresentadas nos dias 19 e 20 de julho. Os trabalhos foram avaliados considerando os resultados científicos e tecnológicos gerados, assim como o potencial de impacto na sociedade.

Dentre os selecionados, seis foram premiados: três dissertações de mestrado e três teses de doutorado. Os escolhidos receberam da SBC o título de melhores trabalhos do CTD 2021 em suas respectivas categorias, durante evento especial organizado pela SBC. Além do título de melhor trabalho, os três primeiros lugares receberão prêmios adicionais, oferecidos pelo Jusbrasil, patrocinador do evento. O Concurso também recebeu patrocínio da empresa Loggi. Os trabalhos serão disponibilizados no portal de conteúdo SBC OpenLib.

Os trabalhos premiados foram os seguintes:

Teses de Doutorado

• 1o lugar: Language-Agnostic Visual-Semantic Embeddings
    Autor: Jonatas Wehrmann
    Orientador: Rodrigo Barros – PUCRS
  • 2o lugar: Discovery and Application of Data Dependencies
    Autor: Eduardo Henrique Monteiro Pena
    Orientador: Eduardo Cunha de Almeida – UFPR
  • 3o lugar: Towards Automatic Fake News Detection in Digital Platforms: Properties, Limitations, and Applications
    Autor: Julio Cesar Soares dos Reis
    Orientador: Fabrício Benevenuto – UFMG

Dissertações de Mestrado

• 1º lugar: Sunflower Theorems in Monotone Circuit Complexity
    Autor: Bruno Pasqualotto Cavalar
    Orientador: Yoshiharu Kohayakawa – USP
  • 2º lugar: Data Collection and Medium Access Control Solutions for Underwater Wireless Sensor Networks
    Autor: Eduardo Câmara Júnior
    Orientadores: Luiz Filipe M. Vieira, Marcos Augusto M. Vieira – UFMG
  • 3º lugar: AutoParBench: A Unified Test Framework for OpenMP-based Parallelizers
    Autor: Gleison Souza Diniz Mendonça
    Orientadores: Fernando Quintao Pereira, Chunhua Liao – UFMG
  • Menção Honrosa: Characterizing the Relationship Between Unitary Quantum Walks and Non-Homogeneous Random Walks
    Autor: Matheus Guedes de Andrade
    Orientadores: Franklin Marquezino, Daniel Ratton Figueiredo – UFRJ
  • Menção Honrosa: The Balanced Connected k-Partition Problem: Polyhedra and Algorithms
    Autor: Matheus Jun Ota
    Orientadores: Flavio Keidi Miyazawa, Phablo Soares Moura – Unicamp

O CTD 2021 tem coordenação geral da professora Débora Christina Muchaluat Saade (UFF) e coordenação local da professora Carina Friedrich Dorneles (UFSC).

Sobre o CSBC 2021 – O 34º CTD 2021 integra a programação da 41ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), realizado de 18 a 23 de julho, com o tema “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a complexidade e as incertezas do mundo contemporâneo”.

A realização do Congresso é da SBC e a organização, em âmbito nacional, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). A coordenação geral é conduzida pelos professores e pesquisadores Frank Siqueira (UFSC) e Michelle Wangham (UNIVALI).

O evento tem patrocínio de NIC.br/CGI.br, Google, Jusbrasil, Itaú, americanas s.a., Loggi, Segware e Méliuz e conta com o apoio institucional de UDESC, IFSC, FURB, ACATE,  Floripa Convention & Visitors Bureau, Prefeitura de Florianópolis e SANTUR.