Conheça os Top 3 do CTIC 2021

A 40ª edição do Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC) selecionou os três trabalhos que serão apresentados durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), no dia 20 de julho. Eles também serão publicados em edição especial da Revista Eletrônica de Iniciação Científica (REIC), inseridos no portal de conteúdo SBC Open-Lib e premiados.

Os artigos selecionados são:

• 1o Lugar: “Eliminação de candidatos baseada em taxa para algoritmos de estimação de movimento na codificação de vídeo” por Gabriel Sant’Anna (UFSC), Luiz De Lorenzi Cancellier (UFSC), Ismael Seidel (UFSC), Mateus Grellert (UFSC) e José Güntzel (UFSC);
  • 2o Lugar: “Melhorando a geração automática de código paralelo para o paradigma de processamento de stream em multi-cores”, por Júnior Löff (PUCRS), Dalvan Griebler (PUCRS) e Luiz Gustavo Fernandes (PUCRS); e
  • 3o Lugar: “Uma ferramenta para rastreamento semântico de eventos a partir de documentos da web” por Welton Santos (UFSJ) e Leonardo Rocha (UFSJ).

Os artigos foram desenvolvidos por alunos de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. A edição do CTIC deste ano, bem como toda a programação do CSBC 2021, será realizada de forma remota.

O CTIC tem como objetivo incentivar alunos de todos os cursos de graduação da área de Computação a produzirem textos científicos originais sobre trabalhos realizados por eles, em temas relacionados à área de computação e afins.

Sobre o CSBC 2021 – O CTIC integra a programação da 41ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021) que, em 2021 será realizado de 18 a 23 de julho, em formato virtual, com o tema “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a complexidade e as incertezas do mundo contemporâneo.

O CSBC é o principal evento científico da área da computação no país. Na programação constam 25 eventos paralelos – palestras, debates, cursos, concursos, apresentações de trabalhos científicos e reuniões. Debaterá inovações tecnológicas e os impactos socioambiental, econômico, ético e cultural que resultam da adoção de soluções computacionais nas organizações e na sociedade.

A realização do Congresso é da SBC e a coordenação, em âmbito nacional, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com o apoio da Universidade do Estado de SC (UDESC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e Universidade Regional de Blumenau (FURB). A coordenação geral é conduzida pelos professores e pesquisadores Frank Siqueira (UFSC) e Michelle Wangham (UNIVALI).

O evento tem apoio institucional do Floripa Convention & Visitors Bureau, Prefeitura de Florianópolis e SANTUR. Os patrocinadores são NIC.br/CGI.br, Google, Jusbrasil, Itaú, americanas s.a., Loggi, Segware e Méliuz. As inscrições para o CSBC 2021 podem ser feitas aqui.