BraSNAM realiza sua 10ª edição
10ª edição do BraSNAM promoverá troca de ideias e práticas sobre Análise e Mineração de Redes Sociais
O 10º Workshop Brasileiro de Análise de Redes Sociais e Mineração (BraSNAM 2021) será realizado nos dias 22 e 23 de julho durante a programação online do 41º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O objetivo é reunir profissionais e pesquisadores de redes sociais e seus campos relacionados, para promover a colaboração, troca de ideias e práticas. No evento haverá palestras, rodas de conversas, painéis e apresentação de artigos.
O uso crescente da web e das mídias sociais promove a interação entre as pessoas, a disseminação de dados e o compartilhamento de informações. Com a crescente disponibilidade de dados (fornecidos por pessoas, logs e servidores web), existem oportunidades de avaliar e desenvolver técnicas para melhorar as redes sociais e informações em vários contextos. Dentre as abordagens, estão o ciclo de vida de dados e as informações sociais; aspectos humanos que envolvem questões éticas e justiça, preconceito, spam, atividades maliciosas, detecção e propagação de influência. Destacam-se ainda as técnicas de redes sociais e de informação com foco em big data, fluxo e difusão, interface, previsão de link, simulação e evolução, engajamento e gamificação, análise de sentimento e opinião, classificação, recomendação, recuperação, identificação de tendência, rastreamento e previsão. Sobre redes sociais e de informação especializadas citam-se redes secretas e dark web, redes sociais com reconhecimento de localização e mobilidade, redes profissionais, sensores multimídia móveis e inteligentes e novos aplicativos.
Programação – No primeiro dia da programação, 22 de julho, acontecerá a palestra sobre “Redes Sociais: desafios e oportunidades de pesquisa” com o professor emérito do Departamento da Computação da UFMG e docente associado do Centro Berkman Klein na Universidade de Harvard, Virgílio Almeida. Neste dia, haverá sessão técnica para apresentação dos melhores artigos do BraSNAM e sessões técnicas de artigos com as temáticas de Crime e outra sobre Argumentação e Discurso, além de uma análise sobre os 10 anos do BraSNAM. Também ocorrerá uma roda de conversa com dois artigos convidados sobre transparência no desenvolvimento de software para administração pública e uso das redes sociais.
No dia 23 de julho, o presidente da seção brasileira da Internet Society (ISOC Brasil), mestre em Ciência da Computação pela UFRGS e doutor em Informática pela Universidade de Kaiserslautern (Alemanha), Flávio Rech Wagner, participará de bate-papo com a temática “Perspectivas técnico-políticas sobre redes sociais no Brasil”.
No mesmo dia, haverá um painel multidisciplinar sobre “Desafios e Futuro da Análise de Redes Sociais no Brasil”, com o coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política da PUC-Rio (COMP), Arthur Ituassu (PUC-Rio); com a coordenadora de redes em CT&I e pesquisadora associada do LabrInTOS/COPPE/UFRJ, Bruna de Paula Fonseca e Fonseca (CDTS/Fiocruz); com a coordenadora editorial da Revista Estudos Feministas (REF) e integrante do Laboratório de Estudos de Gênero e História, Cristina Scheibe Wolff (UFSC) e com a doutora pela University of Wisconsin-Madison e bolsista de produtividade do CNPq, Jussara Almeida (UFMG).
O BraSNAM é coordenado pelas professoras Jonice Oliveira (UFRJ) e Mirella M. Moro (UFMG) e tem como coordenação local o professor Ronaldo S. Mello (UFSC). As inscrições para o BraSNAM e para o CSBC 2021 podem ser feitas pelo site www.sbc.org.br/csbc2021.
Sobre o CSBC 2021 – O BraSNAM 2021 integra a programação da 41ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021) que, em 2021 será realizado de 18 a 23 de julho, com o tema “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a complexidade e as incertezas do mundo contemporâneo”.
A realização do Congresso é da SBC e a organização, em âmbito nacional, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). A coordenação geral é conduzida pelos professores e pesquisadores Frank Siqueira (UFSC) e Michelle Wangham (UNIVALI).
O evento tem patrocínio de NIC.br/CGI.br, Google, Jusbrasil, Itaú, americanas s.a., Loggi, Segware e Méliuz e conta com o apoio institucional de UDESC, IFSC, FURB, ACATE, Floripa Convention & Visitors Bureau, Prefeitura de Florianópolis e SANTUR.